ENSINO DE LINGUAGENS PARA UMA ESTÉTICA DA DIFERENÇA: FORMANDO PROFESSORES QUE VALORIZAM QUESTÕES INDÍGENAS DENTRO E FORA DA ESCOLA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114896 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8598 "inscrito_id" => 20565 "titulo" => "ENSINO DE LINGUAGENS PARA UMA ESTÉTICA DA DIFERENÇA: FORMANDO PROFESSORES QUE VALORIZAM QUESTÕES INDÍGENAS DENTRO E FORA DA ESCOLA" "resumo" => "Este trabalho discorre sobre um processo pedagógico desenvolvido ao longo da unidade curricular Ensino de Linguagens para uma estética da diferença, da pós-graduação de Licenciatura em Linguagens, da Faculdade Sesi-SP de Educação. Trata das atividades desenvolvidas durante o 1º semestre de 2024, sobretudo, no que diz respeito às estéticas indígenas. Exprime associações entre Literatura e outras linguagens artísticas, como música e cinema, pautando-se nos pressupostos de Ailton Krenak (2020) a respeito de uma educação decolonial. Além disso, baseia-se em autores e em artistas como Marcia Kambeba (2021) e MC Owerá (2022), a fim de estabelecer relações teóricas, literárias e artísticas entre as subjetividades que engendram a ideia de corporificar a literatura, numa proposta de trabalho interdisciplinar e subversivo com as linguagens. Propõe uma abordagem crítica sobre a trajetória histórica e social desde a colonização até a contemporaneidade, utilizando como referenciais artigos e documentários, como Guerras do Brasil (Bolognesi, 2019). Além disso, provoca reflexões acerca dos aspectos coloniais do currículo. Descreve a sequência didática utilizada na unidade curricular em pauta, bem como os resultados obtidos, a partir dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes. Apresenta uma abordagem qualitativa da pesquisa-ação realizada, a qual se propôs a refletir e contribuir com a formação de professores da rede pública do estado de São Paulo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20565_TB8598_27102024171006.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ MORAES DE ABREU" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ" "autor_email" => "beatriz.abreu@sesisp.org.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114896 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8598 "inscrito_id" => 20565 "titulo" => "ENSINO DE LINGUAGENS PARA UMA ESTÉTICA DA DIFERENÇA: FORMANDO PROFESSORES QUE VALORIZAM QUESTÕES INDÍGENAS DENTRO E FORA DA ESCOLA" "resumo" => "Este trabalho discorre sobre um processo pedagógico desenvolvido ao longo da unidade curricular Ensino de Linguagens para uma estética da diferença, da pós-graduação de Licenciatura em Linguagens, da Faculdade Sesi-SP de Educação. Trata das atividades desenvolvidas durante o 1º semestre de 2024, sobretudo, no que diz respeito às estéticas indígenas. Exprime associações entre Literatura e outras linguagens artísticas, como música e cinema, pautando-se nos pressupostos de Ailton Krenak (2020) a respeito de uma educação decolonial. Além disso, baseia-se em autores e em artistas como Marcia Kambeba (2021) e MC Owerá (2022), a fim de estabelecer relações teóricas, literárias e artísticas entre as subjetividades que engendram a ideia de corporificar a literatura, numa proposta de trabalho interdisciplinar e subversivo com as linguagens. Propõe uma abordagem crítica sobre a trajetória histórica e social desde a colonização até a contemporaneidade, utilizando como referenciais artigos e documentários, como Guerras do Brasil (Bolognesi, 2019). Além disso, provoca reflexões acerca dos aspectos coloniais do currículo. Descreve a sequência didática utilizada na unidade curricular em pauta, bem como os resultados obtidos, a partir dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes. Apresenta uma abordagem qualitativa da pesquisa-ação realizada, a qual se propôs a refletir e contribuir com a formação de professores da rede pública do estado de São Paulo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20565_TB8598_27102024171006.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "BEATRIZ MORAES DE ABREU" "autor_nome_curto" => "BEATRIZ" "autor_email" => "beatriz.abreu@sesisp.org.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }