UM ESTADO DA QUESTÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, EM ESPAÇOS ABERTOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112707 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5449 "inscrito_id" => 15038 "titulo" => "UM ESTADO DA QUESTÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, EM ESPAÇOS ABERTOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "RESUMO As noções e a linguagem matemática são elementos fundamentais para o desenvolvimento infantil, podendo ser trabalhadas em espaços abertos e em conexão com a natureza, sendo essencial que os professores sejam formados para executar práticas nesse contexto. Assim, o objetivo desse artigo foi analisar teses e dissertações que relacionam as potencialidades de práticas educativas envolvendo a exploração de espaços abertos, elaboradas e aplicadas por um coletivo de professores de Educação Infantil a partir de formações continuadas, para o desenvolvimento de noções e da linguagem matemática. Adotamos como método a investigação bibliográfica intitulada estado da questão. O levantamento foi realizado usando as palavras-chaves: “Formação de professores”, “Matemática” e “Educação Infantil’’ combinadas de diferentes formas, considerando o contexto brasileiro dos últimos onze anos (2013-2024), em três bases de pesquisa de teses e dissertações: Portal do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM/FURB), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD/IBICT) e Portal de Teses e Dissertações da CAPES. Na primeira base de pesquisa, apenas um trabalho encontrado, a partir desses termos de busca, que apresentasse práticas desenvolvidas em espaços abertos na Educação Infantil. Na segunda base modificamos as palavras-chave para “Noções Matemáticas”, “Espaço” e “Educação Infantil”, encontrando 20 estudos, sendo selecionados dois relacionados ao tema da pesquisa a partir da leitura dos resumos. Na terceira base, com a mesma combinação de palavras da segunda pesquisa, foram selecionados outros dois estudos. Dessa forma, analisou-se cinco pesquisas. Observou-se, por meio das considerações de cada uma, que as formações auxiliaram os professores nas reflexões sobre o fazer pedagógico e no desenvolvimento das práticas relacionadas aos temas estudados. Verificou-se, entretanto, a necessidade de aprofundar estudos que explorem práticas que envolvam a linguagem e noções matemáticas, na Educação Infantil, em espaços abertos que contribuíam nas aprendizagens das crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15038_TB5449_14102024183907.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TEREZINHA FRANCIELE DOS SANTOS PESSOA CAMPOS" "autor_nome_curto" => "FRANCI" "autor_email" => "fc3848461@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112707 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5449 "inscrito_id" => 15038 "titulo" => "UM ESTADO DA QUESTÃO SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL, EM ESPAÇOS ABERTOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA" "resumo" => "RESUMO As noções e a linguagem matemática são elementos fundamentais para o desenvolvimento infantil, podendo ser trabalhadas em espaços abertos e em conexão com a natureza, sendo essencial que os professores sejam formados para executar práticas nesse contexto. Assim, o objetivo desse artigo foi analisar teses e dissertações que relacionam as potencialidades de práticas educativas envolvendo a exploração de espaços abertos, elaboradas e aplicadas por um coletivo de professores de Educação Infantil a partir de formações continuadas, para o desenvolvimento de noções e da linguagem matemática. Adotamos como método a investigação bibliográfica intitulada estado da questão. O levantamento foi realizado usando as palavras-chaves: “Formação de professores”, “Matemática” e “Educação Infantil’’ combinadas de diferentes formas, considerando o contexto brasileiro dos últimos onze anos (2013-2024), em três bases de pesquisa de teses e dissertações: Portal do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (PPGECIM/FURB), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD/IBICT) e Portal de Teses e Dissertações da CAPES. Na primeira base de pesquisa, apenas um trabalho encontrado, a partir desses termos de busca, que apresentasse práticas desenvolvidas em espaços abertos na Educação Infantil. Na segunda base modificamos as palavras-chave para “Noções Matemáticas”, “Espaço” e “Educação Infantil”, encontrando 20 estudos, sendo selecionados dois relacionados ao tema da pesquisa a partir da leitura dos resumos. Na terceira base, com a mesma combinação de palavras da segunda pesquisa, foram selecionados outros dois estudos. Dessa forma, analisou-se cinco pesquisas. Observou-se, por meio das considerações de cada uma, que as formações auxiliaram os professores nas reflexões sobre o fazer pedagógico e no desenvolvimento das práticas relacionadas aos temas estudados. Verificou-se, entretanto, a necessidade de aprofundar estudos que explorem práticas que envolvam a linguagem e noções matemáticas, na Educação Infantil, em espaços abertos que contribuíam nas aprendizagens das crianças." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15038_TB5449_14102024183907.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TEREZINHA FRANCIELE DOS SANTOS PESSOA CAMPOS" "autor_nome_curto" => "FRANCI" "autor_email" => "fc3848461@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }