Este trabalho tem por objetivo apresentar dados acerca da escuta das crianças das escolas públicas e privadas do município de Juiz de Fora/MG no processo de elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). A elaboração do PMPI parte da consideração das legislações e orientações legais, tendo como referência o Marco Legal da Primeira Infância, que está consolidado num texto conceitual e normativo, a Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016. Em seu artigo 4º, a referida lei enfatiza a importância da participação das crianças na formulação das políticas e das ações que lhe dizem respeito, com o objetivo de promover sua inclusão social como cidadã. Assim, partindo do entendimento das crianças como sujeitos de direitos e produtoras de cultura, considerando suas múltiplas linguagens, elaboramos uma metodologia de escuta pautada no desenho e narrativas das crianças. A base do referencial teórico/metodológico pautou-se na perspectiva histórico-cultural de Vigotski. Durante o ano de 2023, foram produzidos aproximadamente 11000 desenhos por crianças das escolas públicas e privadas, sendo que desse total, foram categorizados aproximadamente 3000 desenhos. Desse processo, resultou uma organização do material que se estruturou a partir dos seguintes eixos: direito à educação infantil; direito à saúde; direito à assistência social; direito à diversidade; direito à proteção contra todas as formas de violência; direito a ter direitos; direito à cidade. Concluiu-se com esse trabalho que a iniciativa de ouvir as crianças legitima a sua participação política, social e cidadã.