PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA AFERIR O IMPACTO DA ALFABETIZAÇÃO DIGITAL EM PESSOAS IDOSAS.
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109764 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1251 "inscrito_id" => 7168 "titulo" => "PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA AFERIR O IMPACTO DA ALFABETIZAÇÃO DIGITAL EM PESSOAS IDOSAS." "resumo" => "A era digital trouxe consigo a necessidade crescente de alfabetização digital, especialmente entre a população idosa, que muitas vezes enfrentam desafios significativos ao lidar com tecnologias digitais. Nesse contexto, este estudo propõe investigar a eficácia das oficinas oferecidas pelo Grupo de Estudos em Treinamento Físico e Esportivo (GET) em parceria com a Faculdade de Computação (FACOMP), focadas na promoção da inclusão digital entre idosos. Compreender como essa promoção influencia a capacidade dos idosos de lidar com as tecnologias digitais é essencial para o desenvolvimento de programas educacionais mais eficazes nessa área. A metodologia adotada será uma abordagem bibliográfica e qualitativa, analisando entrevistas com participantes das oficinas para explorar suas percepções e experiências. Os resultados desta pesquisa fornecerão insights para a próxima etapa da metodologia: as oficinas elaboradas pela FACOMP na promoção da alfabetização digital entre os idosos. Diante disso, serão destacadas as principais conclusões obtidas a partir da análise das entrevistas, incluindo áreas de melhoria e experiências positivas relatadas pelos participantes. Por consequência, espera-se que os resultados contribuam para uma compreensão mais profunda do impacto das oficinas na vida dos idosos e para o aprimoramento contínuo desses programas. Com base nos resultados obtidos, serão propostas recomendações para aprimorar as oficinas oferecidas pela Faculdade de Computação e promover uma maior inclusão digital entre a população idosa. Em suma, serão discutidas as implicações práticas e teóricas dos achados e sugeridas direções para pesquisas futuras nesta área. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo promover o entendimento acerca da alfabetização digital entre a população idosa, buscando oferecer suporte para a criação de programas mais eficazes que promovam sua inclusão social plena." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7168_TB1251_27102024183924.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ ABREU SILVA" "autor_nome_curto" => "Beatriz Abreu" "autor_email" => "abreu2001beatriz@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109764 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1251 "inscrito_id" => 7168 "titulo" => "PROPOSTA DE METODOLOGIA PARA AFERIR O IMPACTO DA ALFABETIZAÇÃO DIGITAL EM PESSOAS IDOSAS." "resumo" => "A era digital trouxe consigo a necessidade crescente de alfabetização digital, especialmente entre a população idosa, que muitas vezes enfrentam desafios significativos ao lidar com tecnologias digitais. Nesse contexto, este estudo propõe investigar a eficácia das oficinas oferecidas pelo Grupo de Estudos em Treinamento Físico e Esportivo (GET) em parceria com a Faculdade de Computação (FACOMP), focadas na promoção da inclusão digital entre idosos. Compreender como essa promoção influencia a capacidade dos idosos de lidar com as tecnologias digitais é essencial para o desenvolvimento de programas educacionais mais eficazes nessa área. A metodologia adotada será uma abordagem bibliográfica e qualitativa, analisando entrevistas com participantes das oficinas para explorar suas percepções e experiências. Os resultados desta pesquisa fornecerão insights para a próxima etapa da metodologia: as oficinas elaboradas pela FACOMP na promoção da alfabetização digital entre os idosos. Diante disso, serão destacadas as principais conclusões obtidas a partir da análise das entrevistas, incluindo áreas de melhoria e experiências positivas relatadas pelos participantes. Por consequência, espera-se que os resultados contribuam para uma compreensão mais profunda do impacto das oficinas na vida dos idosos e para o aprimoramento contínuo desses programas. Com base nos resultados obtidos, serão propostas recomendações para aprimorar as oficinas oferecidas pela Faculdade de Computação e promover uma maior inclusão digital entre a população idosa. Em suma, serão discutidas as implicações práticas e teóricas dos achados e sugeridas direções para pesquisas futuras nesta área. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo promover o entendimento acerca da alfabetização digital entre a população idosa, buscando oferecer suporte para a criação de programas mais eficazes que promovam sua inclusão social plena." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID7168_TB1251_27102024183924.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA BEATRIZ ABREU SILVA" "autor_nome_curto" => "Beatriz Abreu" "autor_email" => "abreu2001beatriz@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }