A INCLUSÃO SOCIAL E ESCOLAR DE AUTISTAS: LIMITES E POSSIBILIDADES NO RELATO DAS FAMÍLIAS DE CRIANÇAS MATRICULADAS NUMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112768 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5542 "inscrito_id" => 2649 "titulo" => "A INCLUSÃO SOCIAL E ESCOLAR DE AUTISTAS: LIMITES E POSSIBILIDADES NO RELATO DAS FAMÍLIAS DE CRIANÇAS MATRICULADAS NUMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA" "resumo" => "O interesse pela temática da inclusão tem origem na minha experiência de vida duplamente atravessada pelo autismo. Sou mãe de um adulto, dentro do espectro, e professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), atuando na escola pública. Essa circunstância favoreceu substancialmente uma relação dialógica com os familiares dos meus alunos. Admitida no mestrado, concentrei-me na problemática: como se dá a inclusão escolar e social de crianças autistas, considerando os limites e as possiblidades para sua efetivação. O objetivo geral deste estudo foi investigar, na perspectiva das famílias de crianças autistas matriculadas numa escola da rede pública municipal de Fortaleza, as suas concepções e experiências acerca dos limites e possibilidades para a efetivação da inclusão escolar e social. Os objetivos específicos: identificar os impactos do diagnóstico de autismo nas famílias; conhecer o que entendiam por inclusão; analisar o que apontavam como dificuldades e possibilidades, a partir de suas experiências, para que se efetivasse a inclusão escolar e social. A pesquisa, de natureza qualitativa, dispôs de estudos bibliográfico, documental e de campo, com base nos pressupostos epistemológicos e filosóficos, de fundamentação teórica e prática cotidiana. A coleta de dados se deu a partir da observação direta e entrevistas semiestruturadas, consonante à aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). O materialismo histórico e dialético foi o método tomado para a análise de dados. Os resultados apontaram para situações de estresse familiar frente às dificuldades de acessibilidade aos serviços de diagnóstico e acompanhamento terapêutico; não saberem lidar com os comportamentos disruptivos provocados pela hipersensibilidade sensorial e sobrecarga emocional, gatilhos para as crises; e o alto custo das novas demandas trazidas pelo autismo. Outrossim, as lutas cotidianas foram citadas como símbolo de resistência e a escola, apesar dos tensionamentos, foi considerada um espaço com potencial inclusivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2649_TB5542_27102024230052.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANGELA CARDOSO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROSANGELA" "autor_email" => "rocarsi@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112768 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5542 "inscrito_id" => 2649 "titulo" => "A INCLUSÃO SOCIAL E ESCOLAR DE AUTISTAS: LIMITES E POSSIBILIDADES NO RELATO DAS FAMÍLIAS DE CRIANÇAS MATRICULADAS NUMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE FORTALEZA" "resumo" => "O interesse pela temática da inclusão tem origem na minha experiência de vida duplamente atravessada pelo autismo. Sou mãe de um adulto, dentro do espectro, e professora do Atendimento Educacional Especializado (AEE), atuando na escola pública. Essa circunstância favoreceu substancialmente uma relação dialógica com os familiares dos meus alunos. Admitida no mestrado, concentrei-me na problemática: como se dá a inclusão escolar e social de crianças autistas, considerando os limites e as possiblidades para sua efetivação. O objetivo geral deste estudo foi investigar, na perspectiva das famílias de crianças autistas matriculadas numa escola da rede pública municipal de Fortaleza, as suas concepções e experiências acerca dos limites e possibilidades para a efetivação da inclusão escolar e social. Os objetivos específicos: identificar os impactos do diagnóstico de autismo nas famílias; conhecer o que entendiam por inclusão; analisar o que apontavam como dificuldades e possibilidades, a partir de suas experiências, para que se efetivasse a inclusão escolar e social. A pesquisa, de natureza qualitativa, dispôs de estudos bibliográfico, documental e de campo, com base nos pressupostos epistemológicos e filosóficos, de fundamentação teórica e prática cotidiana. A coleta de dados se deu a partir da observação direta e entrevistas semiestruturadas, consonante à aprovação pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP). O materialismo histórico e dialético foi o método tomado para a análise de dados. Os resultados apontaram para situações de estresse familiar frente às dificuldades de acessibilidade aos serviços de diagnóstico e acompanhamento terapêutico; não saberem lidar com os comportamentos disruptivos provocados pela hipersensibilidade sensorial e sobrecarga emocional, gatilhos para as crises; e o alto custo das novas demandas trazidas pelo autismo. Outrossim, as lutas cotidianas foram citadas como símbolo de resistência e a escola, apesar dos tensionamentos, foi considerada um espaço com potencial inclusivo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID2649_TB5542_27102024230052.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANGELA CARDOSO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ROSANGELA" "autor_email" => "rocarsi@yahoo.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }