A formação docente inicial e contínua, é essencial para a construção dos saberes docentes e identidade profissional. Neste processo formativo, a utilização de metodologias ativas torna-se necessárias para quebrar o famoso método tradicional e interceder na vida acadêmica do estudante e do docente trazendo mais dinamicidade as aulas e facilitando a aprendizagem dos conteúdos e métodos de ensino. Diante das informações postas, questionamos como as metodologias ativas podem engajar a prática docente no ensino de imunologia? Assim, objetivamos identificar pontos relevantes da colaboração da pós-graduanda no projeto de extensão Imuno Ensina, utilizando as metodologias ativas relacionadas ao ensino de Imunologia em turmas do Ensino Fundamental II. Como fundamentação teórica recorremos a autores como Freire, Piaget, Siemens, Papert, Berbel, Rodrigues. Com isso, o relato de experiência evidencia em seus resultados que as atividades desenvolvidas e as discussões suscitadas em cada aula foram de extrema importância para a formação docente na área de Imunologia da pós-graduanda, fortalecendo a articulação teórica em diálogo com a prática, além de possibilitar a aprendizagem de novas habilidades e como desenvolvê-las em sala de aula. O uso da referida temática no âmbito escolar, permite que a pós-graduanda possua uma aprendizagem crítica, reflexiva e obtenha um desenvolvimento mais integral. Nesse sentido, esperamos que o uso das metodologias ativas tenha contribuído com o ensino da imunologia, tornando-o mais interativo, dinâmico e explorativa.