CURSO DE FORMAÇÃO PARA ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114712 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8342 "inscrito_id" => 19537 "titulo" => "CURSO DE FORMAÇÃO PARA ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O presente estudo investiga o conhecimento sobre Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) na formação de professores. Foi desenvolvido com o objetivo geral: realizar uma ação formativa sobre a temática da AH/SD. Justifica-se a relevância deste estudo para além da identificação, subsidiando como orientação para prática pedagógica apoiada por estratégias de ensino para oportunizar o desenvolvimento do estudante com AH/SD, tendo em vista a necessidade de suprir a carência de conhecimento dos professores sobre AH/SD. Fundamenta-se esta pesquisa nas contribuições teórico e metodológico de Joseph Renzulli para melhor compreensão desse fenômeno. Para tanto foram necessários os seguintes objetivos específicos: definir o perfil de AH/SD e esclarecer os mitos relacionados a AH/SD. Realizou-se um curso de 180 horas para 50 professores da Educação básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental I. Esta pesquisa, de caráter descritivo e abordagem qualitativa, utilizou a metodologia de análise de conteúdo para tratar os dados obtidos. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se de questionário contendo perguntas abertas e fechadas, utilizando o formato Likert, os quais foram aplicados por google forms, relato de experiências, atividades contidas no curso e triagem de identificação de AH/SD. Diante disso os resultados evidenciam que ao final do curso, identificou-se 29 estudantes com perfil de AH/SD, verificou-se a falta de informação sobre AH/SD na formação inicial e continuada dos professores, há presença de mitos que impedem a identificação, revelou a falta de identificação de estudantes com AH/SD, dificuldade dos professores em utilizar-se de recursos tecnológicos, dupla jornada dos professores dificulta adesão a formação, falta formação sobre esta temática, ausência de estratégias para atender estudantes com AH/SD, as aulas gravadas oportunizaram o contato total com o conteúdo. Esses resultados reforçam a importância crucial da formação docente tanto no processo de identificação e no atendimento dos estudantes com AH/SD." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19537_TB8342_27102024162900.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIO JOSÉ LINHARES" "autor_nome_curto" => "Márcio Linhares" "autor_email" => "marciolinharesaee@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114712 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8342 "inscrito_id" => 19537 "titulo" => "CURSO DE FORMAÇÃO PARA ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "O presente estudo investiga o conhecimento sobre Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) na formação de professores. Foi desenvolvido com o objetivo geral: realizar uma ação formativa sobre a temática da AH/SD. Justifica-se a relevância deste estudo para além da identificação, subsidiando como orientação para prática pedagógica apoiada por estratégias de ensino para oportunizar o desenvolvimento do estudante com AH/SD, tendo em vista a necessidade de suprir a carência de conhecimento dos professores sobre AH/SD. Fundamenta-se esta pesquisa nas contribuições teórico e metodológico de Joseph Renzulli para melhor compreensão desse fenômeno. Para tanto foram necessários os seguintes objetivos específicos: definir o perfil de AH/SD e esclarecer os mitos relacionados a AH/SD. Realizou-se um curso de 180 horas para 50 professores da Educação básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental I. Esta pesquisa, de caráter descritivo e abordagem qualitativa, utilizou a metodologia de análise de conteúdo para tratar os dados obtidos. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se de questionário contendo perguntas abertas e fechadas, utilizando o formato Likert, os quais foram aplicados por google forms, relato de experiências, atividades contidas no curso e triagem de identificação de AH/SD. Diante disso os resultados evidenciam que ao final do curso, identificou-se 29 estudantes com perfil de AH/SD, verificou-se a falta de informação sobre AH/SD na formação inicial e continuada dos professores, há presença de mitos que impedem a identificação, revelou a falta de identificação de estudantes com AH/SD, dificuldade dos professores em utilizar-se de recursos tecnológicos, dupla jornada dos professores dificulta adesão a formação, falta formação sobre esta temática, ausência de estratégias para atender estudantes com AH/SD, as aulas gravadas oportunizaram o contato total com o conteúdo. Esses resultados reforçam a importância crucial da formação docente tanto no processo de identificação e no atendimento dos estudantes com AH/SD." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID19537_TB8342_27102024162900.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÁRCIO JOSÉ LINHARES" "autor_nome_curto" => "Márcio Linhares" "autor_email" => "marciolinharesaee@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }