Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CURSO DE FORMAÇÃO PARA ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO: UM ESTUDO COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O presente estudo investiga o conhecimento sobre Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) na formação de professores. Foi desenvolvido com o objetivo geral: realizar uma ação formativa sobre a temática da AH/SD. Justifica-se a relevância deste estudo para além da identificação, subsidiando como orientação para prática pedagógica apoiada por estratégias de ensino para oportunizar o desenvolvimento do estudante com AH/SD, tendo em vista a necessidade de suprir a carência de conhecimento dos professores sobre AH/SD. Fundamenta-se esta pesquisa nas contribuições teórico e metodológico de Joseph Renzulli para melhor compreensão desse fenômeno. Para tanto foram necessários os seguintes objetivos específicos: definir o perfil de AH/SD e esclarecer os mitos relacionados a AH/SD. Realizou-se um curso de 180 horas para 50 professores da Educação básica, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental I. Esta pesquisa, de caráter descritivo e abordagem qualitativa, utilizou a metodologia de análise de conteúdo para tratar os dados obtidos. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se de questionário contendo perguntas abertas e fechadas, utilizando o formato Likert, os quais foram aplicados por google forms, relato de experiências, atividades contidas no curso e triagem de identificação de AH/SD. Diante disso os resultados evidenciam que ao final do curso, identificou-se 29 estudantes com perfil de AH/SD, verificou-se a falta de informação sobre AH/SD na formação inicial e continuada dos professores, há presença de mitos que impedem a identificação, revelou a falta de identificação de estudantes com AH/SD, dificuldade dos professores em utilizar-se de recursos tecnológicos, dupla jornada dos professores dificulta adesão a formação, falta formação sobre esta temática, ausência de estratégias para atender estudantes com AH/SD, as aulas gravadas oportunizaram o contato total com o conteúdo. Esses resultados reforçam a importância crucial da formação docente tanto no processo de identificação e no atendimento dos estudantes com AH/SD.

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