Mesmo o planeta apresentando 71% da sua superfície imersa em água salgada, o estudo sobre as ciências do mar ainda é um assunto implícito no currículo brasileiro. Portanto, este trabalho tem como objetivo apresentar um jogo didático intitulado “Náufrago” para a introdução de conteúdos das Ciências Marinhas na promoção do letramento oceânico. Elaborado durante as aulas de Biologia Marinha em uma escola pública no estado da Paraíba, o jogo foi construído em etapas pré-definidas, desde a concepção do jogo e regras até a elaboração do tabuleiro com seus personagens e mecânica de jogo. Idealizado como um jogo de tabuleiro e estratégia, os personagens enfrentam um naufrágio, tendo que vivenciar 13 ambientes distintos com a finalidade de retornar à civilização. Há cerca de 339 perguntas com respostas utilizadas dentro dos 70 passos do tabuleiro a fim de alcançar o objetivo do jogo (chegar à civilização). Ao longo dos 13 ambientes os personagens enfrentam desafios que devem ser vencidos conforme as regras especificadas. Contudo, são discutidos aspectos sobre o engajamento que o jogo Náufrago apresenta aos estudantes como também sobre possibilidades metodológicas para os professores de todas as áreas previstas para o Ensino Médio. Foram especificadas também competências e habilidades baseadas na Base Nacional Comum Curricular brasileira a fim de apresentar aos professores das diversas áreas do conhecimento a possibilidade de utilização do jogo Náufrago em suas aulas.