A CONSTRUÇÃO DE SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES MATEMÁTICAS:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DIDÁTICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112880 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5690 "inscrito_id" => 12784 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES MATEMÁTICAS:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DIDÁTICA" "resumo" => "O presente trabalho tem como fundamento mostrar a construção da didática do ensino de matemática por discentes da área da educação, através de materiais e atividades desenvolvidas por eles em sala de aula sobre a orientação de um docente, pela perspectiva da metodologia ativa de rotação por estações permitindo aos discentes serem mediadores do processo de ensino com a apresentação de um plano de aula criado e aplicado com alunos do ensino superior e da educação infantil, tendo como referencial teórico a resolução e formulação de problemas matemáticos com números decimais, frações e sistema monetário de acordo com o referencial teórico-metodológico George Polya. A construção dos materiais concretos com as dinâmicas em sala de aula, foram propostos por discentes do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matéria e Linguagens (UFPA) em dois momentos, sendo o primeiro direcionado a turma do 5o semestre do mesmo curso com a exposição e aplicação de um tabuleiro de frações feito de materiais reutilizados, o uso do jogo da memória, um bingo, e a simulação de uma feira de vendas direcionada para a explicação do sistema monetário E o segundo momento, realizado numa prática docente com a submissão desses materiais didáticos como instrumentos pedagógicos para os alunos do 1o ao 5o do ensino fundamental I de uma escola estadual, localizada na Baía do Sol, no distrito de Mosqueiro, em Belém, com intenção de expor os aprendizados e as práticas elaboradas sobre os temas propostos na realização dessa dinâmica a partir do conhecimento de mundo desses alunos, podendo assim haver uma troca de aprendizados com eles e instigar o conhecimento, e assim compreender a partir desta análise o processo de assimilação dos conteúdos da didática pedagógica elaborados pelos discentes e quais as dificuldades que esses alunos dos anos iniciais tiveram nessa estratégia de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID12784_TB5690_23052024212501.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIZANDRA LOURENÇO DE SOUZA ALEIXO" "autor_nome_curto" => "LIZANDRA" "autor_email" => "lizandra_lourenco@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112880 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5690 "inscrito_id" => 12784 "titulo" => "A CONSTRUÇÃO DE SEQUÊNCIAS DE ATIVIDADES MATEMÁTICAS:UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DIDÁTICA" "resumo" => "O presente trabalho tem como fundamento mostrar a construção da didática do ensino de matemática por discentes da área da educação, através de materiais e atividades desenvolvidas por eles em sala de aula sobre a orientação de um docente, pela perspectiva da metodologia ativa de rotação por estações permitindo aos discentes serem mediadores do processo de ensino com a apresentação de um plano de aula criado e aplicado com alunos do ensino superior e da educação infantil, tendo como referencial teórico a resolução e formulação de problemas matemáticos com números decimais, frações e sistema monetário de acordo com o referencial teórico-metodológico George Polya. A construção dos materiais concretos com as dinâmicas em sala de aula, foram propostos por discentes do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matéria e Linguagens (UFPA) em dois momentos, sendo o primeiro direcionado a turma do 5o semestre do mesmo curso com a exposição e aplicação de um tabuleiro de frações feito de materiais reutilizados, o uso do jogo da memória, um bingo, e a simulação de uma feira de vendas direcionada para a explicação do sistema monetário E o segundo momento, realizado numa prática docente com a submissão desses materiais didáticos como instrumentos pedagógicos para os alunos do 1o ao 5o do ensino fundamental I de uma escola estadual, localizada na Baía do Sol, no distrito de Mosqueiro, em Belém, com intenção de expor os aprendizados e as práticas elaboradas sobre os temas propostos na realização dessa dinâmica a partir do conhecimento de mundo desses alunos, podendo assim haver uma troca de aprendizados com eles e instigar o conhecimento, e assim compreender a partir desta análise o processo de assimilação dos conteúdos da didática pedagógica elaborados pelos discentes e quais as dificuldades que esses alunos dos anos iniciais tiveram nessa estratégia de ensino." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID12784_TB5690_23052024212501.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIZANDRA LOURENÇO DE SOUZA ALEIXO" "autor_nome_curto" => "LIZANDRA" "autor_email" => "lizandra_lourenco@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }