O presente trabalho trata da preparação e execução de métodos de medição de árvores, relacionando o ensino da Matemática aplicada e Ecologia. Trabalhamos em torno do desenvolvimento dos métodos, pensados e discutidos em sala de aula com os alunos, que foram distribuídos em equipes, lançando mão de noções de trigonometria, geometria euclidiana plana, bem como outros métodos para modelar as situações-problema associadas à mensuração das árvores, para inferir algumas características relacionadas às mesmas, como a estimativa etária, disponibilidade de solo em plantações, estimativa de tamanho, critérios para manejo sustentável, entre outras informações relevantes dentro do contexto do curso técnico. A atividade foi desenvolvida dentro do contexto interdisciplinar de interseção de entre as disciplinas de Matemática Aplicada ao Meio Ambiente e Ecologia. A metodologia consistiu na divisão das turmas em equipes para apurar os métodos para a mensuração prática, sendo estas: altura da árvore, diâmetro à altura do peito – DAP, diâmetro da copa e volume da madeira. A atividade foi realizada na área externa da escola que foi dividida em quadrantes, para cada equipe. Após a coleta, os alunos fizeram análise dos dados e apresentaram os resultados na forma comunicação oral. A atividade contribuiu para a formação de habilidades pertinentes à prática profissional dos alunos do curso técnico em Meio Ambiente.