O presente artigo apresenta uma revisão bibliográfica sobre o papel da psicopedagogia no tratamento da dislexia e da discalculia, dois transtornos de aprendizagem que afetam significativamente o desenvolvimento cognitivo e acadêmico de crianças e jovens. O principal objetivo do estudo é fazer uma abordagem quanto às características desses transtornos, seus diagnósticos, as estratégias pedagógicas utilizadas no contexto psicopedagógico e o impacto das intervenções psicopedagógicas na vida dos indivíduos afetados. A metodologia da pesquisa é de natureza bibliográfica, com uma abordagem qualitativa sobre a temática discutida. O aporte teórico é constituído por nomes como: Machado (1985), Morais (1986), Campos (2014), Bastos (2016). Os resultados da revisão indicam que a intervenção psicopedagógica direcionada às crianças com dislexia e discalculia tem um impacto positivo na melhoria das habilidades de leitura, escrita e cálculo. Além disso, as intervenções também contribuem para o fortalecimento da autoestima e autoconfiança desses indivíduos, aspectos cruciais para seu desenvolvimento. O estudo ressalta a importância da formação adequada de profissionais da psicopedagogia e a necessidade de sensibilização da sociedade para as dificuldades enfrentadas por crianças e jovens com esses transtornos. Em resumo, este artigo destaca a relevância da atuação da psicopedagogia no tratamento da dislexia e da discalculia, fornecendo subsídios para a compreensão e aprimoramento das práticas psicopedagógicas no contexto de transtornos de aprendizagem, visando oferecer um futuro mais promissor para crianças e jovens que enfrentam esses desafios de aprendizagem.