Este trabalho é resultado de reflexões de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal e uma da Rede Estadual de Mossoró-RN, que orientaram trabalhos nas feiras de ciências Kids no período de 2022 a 2023. A pesquisa, do tipo exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, avaliou a contribuição da tecnologia social Metodologia Científica ao Alcance de Todos (MCAT), desenvolvida pelo “Programa Ciência para Todos no Semiárido Potiguar”, da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) na aquisição da leitura e escrita de alunos em processo de alfabetização. O relato de experiência foi o instrumento utilizado na captação de dados e descrição do processo investigativo. Na primeira etapa os professores participaram da oficina “Eu, cientista?”, sobre o uso da metodologia científica com crianças. A seguir foi feito um evento com experimentos e brincadeiras para motivar os alunos. Os grupos foram formados com pelo menos uma criança já alfabetizada para ajudar às demais. Foi feita a “tempestade de ideias” e os alunos escreveram as perguntas que foram agrupadas por temas afins. A metodologia científica foi apresentada às crianças de forma lúdica com o gibi: “Eu cientista?”, e eles iniciaram as pesquisas. Tudo foi registrado no “diário de bordo”. Observamos que, ao escreverem o passo a passo da pesquisa no diário, os alunos refletiam sobre quais letras utilizariam para formar cada palavra, atentando para o uso das iniciais maiúsculas e para a translineação. Um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que só escrevia com letra bastão, de forma espontânea se apropriou da letra cursiva, além de desenvolver seu repertório vocabular. A experiência relatada mostra que o trabalho com pesquisa nos anos iniciais, permite a ampliação do conhecimento e desenvolvimento de diferentes habilidades, contribuindo significativamente para a aquisição da leitura e escrita por estudantes em processo de alfabetização.