A CONTRIBUIÇÃO DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS PARA A AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE MOSSORÓ/RN
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109149 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 412 "inscrito_id" => 5669 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS PARA A AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE MOSSORÓ/RN" "resumo" => "Este trabalho é resultado de reflexões de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal e uma da Rede Estadual de Mossoró-RN, que orientaram trabalhos nas feiras de ciências Kids no período de 2022 a 2023. A pesquisa, do tipo exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, avaliou a contribuição da tecnologia social Metodologia Científica ao Alcance de Todos (MCAT), desenvolvida pelo “Programa Ciência para Todos no Semiárido Potiguar”, da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) na aquisição da leitura e escrita de alunos em processo de alfabetização. O relato de experiência foi o instrumento utilizado na captação de dados e descrição do processo investigativo. Na primeira etapa os professores participaram da oficina “Eu, cientista?”, sobre o uso da metodologia científica com crianças. A seguir foi feito um evento com experimentos e brincadeiras para motivar os alunos. Os grupos foram formados com pelo menos uma criança já alfabetizada para ajudar às demais. Foi feita a “tempestade de ideias” e os alunos escreveram as perguntas que foram agrupadas por temas afins. A metodologia científica foi apresentada às crianças de forma lúdica com o gibi: “Eu cientista?”, e eles iniciaram as pesquisas. Tudo foi registrado no “diário de bordo”. Observamos que, ao escreverem o passo a passo da pesquisa no diário, os alunos refletiam sobre quais letras utilizariam para formar cada palavra, atentando para o uso das iniciais maiúsculas e para a translineação. Um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que só escrevia com letra bastão, de forma espontânea se apropriou da letra cursiva, além de desenvolver seu repertório vocabular. A experiência relatada mostra que o trabalho com pesquisa nos anos iniciais, permite a ampliação do conhecimento e desenvolvimento de diferentes habilidades, contribuindo significativamente para a aquisição da leitura e escrita por estudantes em processo de alfabetização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5669_TB412_30092024223544.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KÉLLIA DE ARAÚJO DUARTE" "autor_nome_curto" => "Kéllia Araújo" "autor_email" => "kelliaaraujoduarte4@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109149 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 412 "inscrito_id" => 5669 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DAS FEIRAS DE CIÊNCIAS PARA A AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA CIDADE DE MOSSORÓ/RN" "resumo" => "Este trabalho é resultado de reflexões de professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal e uma da Rede Estadual de Mossoró-RN, que orientaram trabalhos nas feiras de ciências Kids no período de 2022 a 2023. A pesquisa, do tipo exploratória e descritiva, com abordagem qualitativa, avaliou a contribuição da tecnologia social Metodologia Científica ao Alcance de Todos (MCAT), desenvolvida pelo “Programa Ciência para Todos no Semiárido Potiguar”, da Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) na aquisição da leitura e escrita de alunos em processo de alfabetização. O relato de experiência foi o instrumento utilizado na captação de dados e descrição do processo investigativo. Na primeira etapa os professores participaram da oficina “Eu, cientista?”, sobre o uso da metodologia científica com crianças. A seguir foi feito um evento com experimentos e brincadeiras para motivar os alunos. Os grupos foram formados com pelo menos uma criança já alfabetizada para ajudar às demais. Foi feita a “tempestade de ideias” e os alunos escreveram as perguntas que foram agrupadas por temas afins. A metodologia científica foi apresentada às crianças de forma lúdica com o gibi: “Eu cientista?”, e eles iniciaram as pesquisas. Tudo foi registrado no “diário de bordo”. Observamos que, ao escreverem o passo a passo da pesquisa no diário, os alunos refletiam sobre quais letras utilizariam para formar cada palavra, atentando para o uso das iniciais maiúsculas e para a translineação. Um aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), que só escrevia com letra bastão, de forma espontânea se apropriou da letra cursiva, além de desenvolver seu repertório vocabular. A experiência relatada mostra que o trabalho com pesquisa nos anos iniciais, permite a ampliação do conhecimento e desenvolvimento de diferentes habilidades, contribuindo significativamente para a aquisição da leitura e escrita por estudantes em processo de alfabetização." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, letramento e alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID5669_TB412_30092024223544.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA KÉLLIA DE ARAÚJO DUARTE" "autor_nome_curto" => "Kéllia Araújo" "autor_email" => "kelliaaraujoduarte4@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }