A tecnologia assistiva tem avançado significativamente nos últimos anos, contribuindo para a inclusão de pessoas com deficiência de diversas maneiras. As tecnologias assistivas digitais estão sendo desenvolvidas rapidamente, muitas vezes disponibilizadas gratuitamente. Este trabalho tem como objetivo compreender a importância de uma ferramenta digital assistida de áudio descrição na educação. Focamos em uma dessas ferramentas digitais que promove a acessibilidade informacional no contexto educacional, especialmente para pessoas com deficiência visual, baixa visão, deficiência intelectual, transtornos do neurodesenvolvimento, idosos, disléxicos e outras que não possam visualizar imagens por qualquer motivo. A utilização dessa ferramenta está alinhada com a Lei Brasileira de Inclusão (LBI) 13.146 e o decreto n° 7084/2010, que determinam que o Ministério da Educação deve promover a acessibilidade nos materiais didáticos destinados à educação especial. Além disso, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC/2008) recomenda a disponibilização de livros digitais falados e sua reprodução em áudio. Este estudo realizou uma revisão da literatura, analisando artigos científicos, dissertações e teses no campo dos estudos da deficiência, com ênfase nas tecnologias assistivas e sua interface com a Educação Inclusiva. Os resultados destacam a importância do uso de tecnologias assistivas em práticas educacionais contemporâneas, promovendo a inclusão de todos os educandos de forma coletiva e equitativa. Conclui-se que a disponibilidade desses recursos é crucial para que o processo de ensino e aprendizagem ocorra de maneira fluida, garantindo o direito inalienável à educação e superando barreiras comunicacionais e informacionais que possam prejudicar a construção do conhecimento.