ANÁLISE DO TEMA GENÉTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS À LUZ DO NOVO ENSINO MÉDIO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110611 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2450 "inscrito_id" => 9855 "titulo" => "ANÁLISE DO TEMA GENÉTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS À LUZ DO NOVO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A Educação Brasileira é norteada por uma legislação que a regulamenta e prescreve orientações e normatizações para a formação do cidadão de forma adequada às demandas da sociedade contemporânea. Dentro desse contexto, há um pilar de sustentação importante que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com isso, o tema de genética se justifica diante de sua importância na formação de conhecimento científico, social e por ser uma área da ciência interdisciplinar. Desse modo, o objetivo geral deste trabalho foi analisar de forma crítica, a abordagem do tema genética nos livros didáticos à luz do Novo Ensino Médio. A pesquisa é de caráter descritivo, qualitativo, bibliográfico e documental, na qual foram escolhidas três coleções de Livros Didáticos (LD) de biologia do novo ensino médio pertencentes ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2021. Posteriormente à seleção das coleções, buscou-se analisar três volumes ao total, com o intuito de identificar os conteúdos referentes à temática de genética, bem como a promoção de desenvolvimento das habilidades críticas. Para conduzir o estudo, encaminhou-se na leitura detalhada dos capítulos de cada exemplar das editoras, partindo de eixos definidos para análise da pesquisa: A) Linguagem e estrutura; B) Recursos Visuais; e C) Atividades propostas. Nos resultados, destacaram-se de maneira adequada ao conteúdo de Genética ao ensino médio, no entanto as coleções sofreram algumas abrangências, não apenas uma em relação a outra, mas, sobre os objetos de conhecimento proposto pelas diretrizes e parâmetros curriculares. Contudo, foi identificada a ausência de temáticas relevantes, como síntese proteica e erros no DNA. Concluiu-se que a análise dos livros didáticos de genética destinados à luz do novo ensino médio revela que os materiais, em geral, apresentaram abordagens adequadas para o tema proposto pela BNCC e demais diretrizes educacionais. No entanto, foram identificadas algumas lacunas e oportunidades de aprimoramento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9855_TB2450_27062024214554.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAMIRES KAROLINE DE LIMA" "autor_nome_curto" => "THAMIRES" "autor_email" => "thamires.tkl@ufpe.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110611 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2450 "inscrito_id" => 9855 "titulo" => "ANÁLISE DO TEMA GENÉTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS À LUZ DO NOVO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "A Educação Brasileira é norteada por uma legislação que a regulamenta e prescreve orientações e normatizações para a formação do cidadão de forma adequada às demandas da sociedade contemporânea. Dentro desse contexto, há um pilar de sustentação importante que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Com isso, o tema de genética se justifica diante de sua importância na formação de conhecimento científico, social e por ser uma área da ciência interdisciplinar. Desse modo, o objetivo geral deste trabalho foi analisar de forma crítica, a abordagem do tema genética nos livros didáticos à luz do Novo Ensino Médio. A pesquisa é de caráter descritivo, qualitativo, bibliográfico e documental, na qual foram escolhidas três coleções de Livros Didáticos (LD) de biologia do novo ensino médio pertencentes ao Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2021. Posteriormente à seleção das coleções, buscou-se analisar três volumes ao total, com o intuito de identificar os conteúdos referentes à temática de genética, bem como a promoção de desenvolvimento das habilidades críticas. Para conduzir o estudo, encaminhou-se na leitura detalhada dos capítulos de cada exemplar das editoras, partindo de eixos definidos para análise da pesquisa: A) Linguagem e estrutura; B) Recursos Visuais; e C) Atividades propostas. Nos resultados, destacaram-se de maneira adequada ao conteúdo de Genética ao ensino médio, no entanto as coleções sofreram algumas abrangências, não apenas uma em relação a outra, mas, sobre os objetos de conhecimento proposto pelas diretrizes e parâmetros curriculares. Contudo, foi identificada a ausência de temáticas relevantes, como síntese proteica e erros no DNA. Concluiu-se que a análise dos livros didáticos de genética destinados à luz do novo ensino médio revela que os materiais, em geral, apresentaram abordagens adequadas para o tema proposto pela BNCC e demais diretrizes educacionais. No entanto, foram identificadas algumas lacunas e oportunidades de aprimoramento." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID9855_TB2450_27062024214554.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAMIRES KAROLINE DE LIMA" "autor_nome_curto" => "THAMIRES" "autor_email" => "thamires.tkl@ufpe.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }