PROJETO SOCIAL "DESAFIO INTELECTUAL": ENSINO PRÉ-ENEM GRATUITO DIRECIONADO A ALUNOS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL NO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA/PA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114125 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7464 "inscrito_id" => 15213 "titulo" => "PROJETO SOCIAL "DESAFIO INTELECTUAL": ENSINO PRÉ-ENEM GRATUITO DIRECIONADO A ALUNOS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL NO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA/PA" "resumo" => "O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) desempenha um papel crucial na vida dos estudantes brasileiros, principalmente àqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O exame é uma porta de entrada ao acesso às universidades públicas, possibilitando as pessoas em vulnerabilidade social o acesso ao conhecimento acadêmico. O objetivo do trabalho é descrever, de forma parcial, os procedimentos de ensino do projeto Desafio Intelectual, que têm como público-alvo os alunos de 3º ano do ensino médio, no município de Ananindeua, o qual é ofertado, gratuitamente, por uma instituição privada de ensino. Neste contexto, muitos estudantes de Ananindeua enfrentam desafios, como por exemplo, poucos recursos financeiros para transporte, material didático, mensalidade escolar e etc... Ante estes desafios, o projeto oferece muito além de um cursinho preparatório para o ENEM, oferecendo educação gratuita, palestras e oficinas sobre saúde mental, métodos de estudo, escrita e direcionamento profissional para os estudantes de baixa renda. Os aportes metodológicos do projeto estão amparados na pesquisa qualitativa, através da qual está em curso uma pesquisa com alunos sobre a qualidade do material didático, o grau de interesse da equipe pedagógica e o avanço dos alunos em termos de novos conhecimentos. No que diz respeito à discussão dos dados, em fase de coleta, diálogo com os autores que estudam o ensino médio. No que tange às expectativas dos resultados, é possível, preliminarmente, afirmar que o quantitativo de alunos envolvidos no projeto alcançou uma proporção muito maior que o esperado, no comparativo entre 2023/2024, tendo um aumento de 500%; houve a diversificação dos métodos de ensino na versão 2024, com a utilização de oficinas de estudos, aulões de revisão e apoio psicológico e cognitivo aos alunos, proporcionando um processo de aprendizagem significativo para superarem barreiras à apropriação de novos conhecimentos que serão fundamentais na prova do ENEM em 2024." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15213_TB7464_27102024131928.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIS FELIPE SOARES COSTA LIMA" "autor_nome_curto" => "Luis Felipe Lim" "autor_email" => "lfsoares.bio@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114125 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7464 "inscrito_id" => 15213 "titulo" => "PROJETO SOCIAL "DESAFIO INTELECTUAL": ENSINO PRÉ-ENEM GRATUITO DIRECIONADO A ALUNOS EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL NO MUNICÍPIO DE ANANINDEUA/PA" "resumo" => "O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) desempenha um papel crucial na vida dos estudantes brasileiros, principalmente àqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O exame é uma porta de entrada ao acesso às universidades públicas, possibilitando as pessoas em vulnerabilidade social o acesso ao conhecimento acadêmico. O objetivo do trabalho é descrever, de forma parcial, os procedimentos de ensino do projeto Desafio Intelectual, que têm como público-alvo os alunos de 3º ano do ensino médio, no município de Ananindeua, o qual é ofertado, gratuitamente, por uma instituição privada de ensino. Neste contexto, muitos estudantes de Ananindeua enfrentam desafios, como por exemplo, poucos recursos financeiros para transporte, material didático, mensalidade escolar e etc... Ante estes desafios, o projeto oferece muito além de um cursinho preparatório para o ENEM, oferecendo educação gratuita, palestras e oficinas sobre saúde mental, métodos de estudo, escrita e direcionamento profissional para os estudantes de baixa renda. Os aportes metodológicos do projeto estão amparados na pesquisa qualitativa, através da qual está em curso uma pesquisa com alunos sobre a qualidade do material didático, o grau de interesse da equipe pedagógica e o avanço dos alunos em termos de novos conhecimentos. No que diz respeito à discussão dos dados, em fase de coleta, diálogo com os autores que estudam o ensino médio. No que tange às expectativas dos resultados, é possível, preliminarmente, afirmar que o quantitativo de alunos envolvidos no projeto alcançou uma proporção muito maior que o esperado, no comparativo entre 2023/2024, tendo um aumento de 500%; houve a diversificação dos métodos de ensino na versão 2024, com a utilização de oficinas de estudos, aulões de revisão e apoio psicológico e cognitivo aos alunos, proporcionando um processo de aprendizagem significativo para superarem barreiras à apropriação de novos conhecimentos que serão fundamentais na prova do ENEM em 2024." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID15213_TB7464_27102024131928.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUIS FELIPE SOARES COSTA LIMA" "autor_nome_curto" => "Luis Felipe Lim" "autor_email" => "lfsoares.bio@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }