O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) desempenha um papel crucial na vida dos estudantes brasileiros, principalmente àqueles em situação de vulnerabilidade socioeconômica. O exame é uma porta de entrada ao acesso às universidades públicas, possibilitando as pessoas em vulnerabilidade social o acesso ao conhecimento acadêmico. O objetivo do trabalho é descrever, de forma parcial, os procedimentos de ensino do projeto Desafio Intelectual, que têm como público-alvo os alunos de 3º ano do ensino médio, no município de Ananindeua, o qual é ofertado, gratuitamente, por uma instituição privada de ensino. Neste contexto, muitos estudantes de Ananindeua enfrentam desafios, como por exemplo, poucos recursos financeiros para transporte, material didático, mensalidade escolar e etc... Ante estes desafios, o projeto oferece muito além de um cursinho preparatório para o ENEM, oferecendo educação gratuita, palestras e oficinas sobre saúde mental, métodos de estudo, escrita e direcionamento profissional para os estudantes de baixa renda. Os aportes metodológicos do projeto estão amparados na pesquisa qualitativa, através da qual está em curso uma pesquisa com alunos sobre a qualidade do material didático, o grau de interesse da equipe pedagógica e o avanço dos alunos em termos de novos conhecimentos. No que diz respeito à discussão dos dados, em fase de coleta, diálogo com os autores que estudam o ensino médio. No que tange às expectativas dos resultados, é possível, preliminarmente, afirmar que o quantitativo de alunos envolvidos no projeto alcançou uma proporção muito maior que o esperado, no comparativo entre 2023/2024, tendo um aumento de 500%; houve a diversificação dos métodos de ensino na versão 2024, com a utilização de oficinas de estudos, aulões de revisão e apoio psicológico e cognitivo aos alunos, proporcionando um processo de aprendizagem significativo para superarem barreiras à apropriação de novos conhecimentos que serão fundamentais na prova do ENEM em 2024.