RELATO DE EXPERIÊNCIA INVESTIGATIVO NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM AGROPECUÁRIA DO IFC- CAMPUS SANTA ROSA DO SUL: UM VIÉS INTERDISCIPLINAR DO CURRÍCULO BÁSICO E TÉCNICO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111307 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3429 "inscrito_id" => 10841 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA INVESTIGATIVO NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM AGROPECUÁRIA DO IFC- CAMPUS SANTA ROSA DO SUL: UM VIÉS INTERDISCIPLINAR DO CURRÍCULO BÁSICO E TÉCNICO" "resumo" => "Discussões acerca do termo interdisciplinaridade tiveram suas origens entre os anos 60 e 70 no continente europeu, mas foi incorporada aqui no Brasil, nos currículos da Educação Básica, somente em 1998. Pesquisas indicam que o ensino de matemática, com práticas interdisciplinares, auxilia na aprendizagem do aluno ao aliar aplicações cotidianas dos conteúdos abstratos à sua realidade. De acordo com o Projeto Pedagógico de Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Catarinense, o contexto interdisciplinar visa diminuir a fragmentação e etapismo na segmentação organizacional curricular, ofertando possibilidades de integração entre componentes curriculares afins do ensino básico e técnico. Desse modo, este trabalho teve como objetivo investigar a contribuição interdisciplinar no ensino-aprendizagem de logaritmo, sendo desenvolvida nas turmas dos 10 anos do ensino médio integrado do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do IFC- Campus Santa Rosa, em 2022. A pesquisa envolveu os componentes curriculares Química e Matemática e a disciplina técnica Agricultura I, no cálculo de pH dos solos. A metodologia, envolveu além de aulas expositivas e dialogadas, atividades experimentais, coletas a campo, questionário semiestruturado com exercícios de aplicação e perguntas para análise sobre considerações das atividades desenvolvidas. Como considerações finais, ressalta-se a importância da aplicação prática como uma ferramenta eficaz para o ensino-aprendizagem, juntamente com os aspectos motivacionais dos alunos na aquisição de conceitos teóricos; além de facilitar a organização e orientação de estudos, frente à carga horária devido as demandas dos componentes curriculares, que constituem o curso técnico integrado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10841_TB3429_27102024165823.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA TEREZINHA SARTORI ZATITI" "autor_nome_curto" => "FABIANA" "autor_email" => "fabiana.zatiti@ifc.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111307 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3429 "inscrito_id" => 10841 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA INVESTIGATIVO NO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM AGROPECUÁRIA DO IFC- CAMPUS SANTA ROSA DO SUL: UM VIÉS INTERDISCIPLINAR DO CURRÍCULO BÁSICO E TÉCNICO" "resumo" => "Discussões acerca do termo interdisciplinaridade tiveram suas origens entre os anos 60 e 70 no continente europeu, mas foi incorporada aqui no Brasil, nos currículos da Educação Básica, somente em 1998. Pesquisas indicam que o ensino de matemática, com práticas interdisciplinares, auxilia na aprendizagem do aluno ao aliar aplicações cotidianas dos conteúdos abstratos à sua realidade. De acordo com o Projeto Pedagógico de Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal Catarinense, o contexto interdisciplinar visa diminuir a fragmentação e etapismo na segmentação organizacional curricular, ofertando possibilidades de integração entre componentes curriculares afins do ensino básico e técnico. Desse modo, este trabalho teve como objetivo investigar a contribuição interdisciplinar no ensino-aprendizagem de logaritmo, sendo desenvolvida nas turmas dos 10 anos do ensino médio integrado do Curso Técnico Integrado em Agropecuária do IFC- Campus Santa Rosa, em 2022. A pesquisa envolveu os componentes curriculares Química e Matemática e a disciplina técnica Agricultura I, no cálculo de pH dos solos. A metodologia, envolveu além de aulas expositivas e dialogadas, atividades experimentais, coletas a campo, questionário semiestruturado com exercícios de aplicação e perguntas para análise sobre considerações das atividades desenvolvidas. Como considerações finais, ressalta-se a importância da aplicação prática como uma ferramenta eficaz para o ensino-aprendizagem, juntamente com os aspectos motivacionais dos alunos na aquisição de conceitos teóricos; além de facilitar a organização e orientação de estudos, frente à carga horária devido as demandas dos componentes curriculares, que constituem o curso técnico integrado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID10841_TB3429_27102024165823.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA TEREZINHA SARTORI ZATITI" "autor_nome_curto" => "FABIANA" "autor_email" => "fabiana.zatiti@ifc.edu.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }