FORMAÇÃO CONTINUADA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA PESQUISA FORMAÇÃO COM PROFESSORES DE ARTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112617 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5321 "inscrito_id" => 15334 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA PESQUISA FORMAÇÃO COM PROFESSORES DE ARTES DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Nesta instigação, compartilho experiências construídas e analisadas ao longo de uma pesquisa formação, na qual se implica um caráter intervencionista por propor um processo formativo para professores. A proposta atuou com foco em questões que dialogam com a abordagem das relações étnico-raciais no ensino das artes, em uma perspectiva decolonial e intercultural, buscando condições e mecanismos para a inserção da temática e de decorrentes discussões dentro de um currículo já praticado em sala de aula. O processo formador foi organizado por meio de sequências didáticas, ao longo de 6 encontros semanais, acontecidos ao vivo via Google Meet. O recrutamento para participantes da pesquisa aconteceu mediante uma chamada pública via redes sociais, ocasionando na participação de 30 professores. O método, aqui, empregado é a pesquisa-formação na cibercultura a partir da perspectiva de Marie Christine Josso (2004). A investigação apresenta dados que buscaram responder a seguinte questão: Quais as contribuições de uma pesquisa-formação sobre as relações étnico-raciais, em uma perspectiva decolonial, para que docentes de Artes do Ensino fundamental trabalhem com essa temática? O objetivo geral do estudo é analisar as contribuições de uma formação continuada envolvendo as relações étnico-raciais para o desenvolvimento de práticas de descolonização do conhecimento e indícios de interculturalidade crítica no ensino das Artes. Constituem os objetivos específicos: 1) Compreender nos materiais e narrativas de docentes de Artes participantes de um processo formativo acerca das relações étnico-raciais indício s de uma pedagogia decolonial; 2) Identificar possibilidades para um ensino de Artes antirracista, intercultural e decolonial na prática das relações étnico-raciais no processo de formação de professores. O aporte teórico empregado nesta pesquisa são os estudos decoloniais e a interculturalidade crítica, de modo geral, os autores trabalhados são: Maria Cecília Minayo (2002), Christine Momberger (2006; 2012) Roberto Sidnei Macedo (2021), Cristine Walsh (2007) e Vera Candau (2011;2016)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15334_TB5321_26102024191925.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA LIMA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fernandalimaferreira88@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112617 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5321 "inscrito_id" => 15334 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA PESQUISA FORMAÇÃO COM PROFESSORES DE ARTES DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Nesta instigação, compartilho experiências construídas e analisadas ao longo de uma pesquisa formação, na qual se implica um caráter intervencionista por propor um processo formativo para professores. A proposta atuou com foco em questões que dialogam com a abordagem das relações étnico-raciais no ensino das artes, em uma perspectiva decolonial e intercultural, buscando condições e mecanismos para a inserção da temática e de decorrentes discussões dentro de um currículo já praticado em sala de aula. O processo formador foi organizado por meio de sequências didáticas, ao longo de 6 encontros semanais, acontecidos ao vivo via Google Meet. O recrutamento para participantes da pesquisa aconteceu mediante uma chamada pública via redes sociais, ocasionando na participação de 30 professores. O método, aqui, empregado é a pesquisa-formação na cibercultura a partir da perspectiva de Marie Christine Josso (2004). A investigação apresenta dados que buscaram responder a seguinte questão: Quais as contribuições de uma pesquisa-formação sobre as relações étnico-raciais, em uma perspectiva decolonial, para que docentes de Artes do Ensino fundamental trabalhem com essa temática? O objetivo geral do estudo é analisar as contribuições de uma formação continuada envolvendo as relações étnico-raciais para o desenvolvimento de práticas de descolonização do conhecimento e indícios de interculturalidade crítica no ensino das Artes. Constituem os objetivos específicos: 1) Compreender nos materiais e narrativas de docentes de Artes participantes de um processo formativo acerca das relações étnico-raciais indício s de uma pedagogia decolonial; 2) Identificar possibilidades para um ensino de Artes antirracista, intercultural e decolonial na prática das relações étnico-raciais no processo de formação de professores. O aporte teórico empregado nesta pesquisa são os estudos decoloniais e a interculturalidade crítica, de modo geral, os autores trabalhados são: Maria Cecília Minayo (2002), Christine Momberger (2006; 2012) Roberto Sidnei Macedo (2021), Cristine Walsh (2007) e Vera Candau (2011;2016)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15334_TB5321_26102024191925.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FERNANDA LIMA FERREIRA" "autor_nome_curto" => "FERNANDA" "autor_email" => "fernandalimaferreira88@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }