UMA VISÃO SOB OS EFEITOS DO ASSESSORAMENTO PSICOPEDAGÓGICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114853 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8532 "inscrito_id" => 20547 "titulo" => "UMA VISÃO SOB OS EFEITOS DO ASSESSORAMENTO PSICOPEDAGÓGICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente trabalho ilustra a ação do profissional psicopedagogia através do método de intervenção chamado de Assessoramento Psicopedagógico, que consiste em orientar e intervir os professores e coordenadores dentro das demandas institucionais educacionais, afim de promover uma melhoria na aprendizagem e no ambiente escolar, buscando dessa forma investigar a eficácia das intervenções propostas dentro ação extensionista com o intuito de sondar, avaliar e intervir dentro das instituições de ensino para dessa forma auxiliar nas politicas de aplicação e ampliação da cobertura do ensino integral nas redes municipais do município de Caaporã, assim, auxiliando o município a integrar as metas propostas pelo Plano Nacional de Educação (2014 -2024). Uma das principais metas a se destacar do documento, é a ampliação da cobertura do ensino integral em todo território nacional dessa forma todos os municípios e estados tem um período pré -estabelecido para se adequarem a nova norma, dessa forma deixando gestores e professore s desamparados nas necessidades de adaptação do espaço estrutural, metodologias de ensino e formação integral do individuo. Partindo disto, o presente estudo adota uma abordagem participativa buscando relatar a experiência extensionista no projeto de extensão vinculado ao programa “UFPB no seu município” intitulado: “Assessoramento Psicopedagógico aos Professores do Ensino Fundamental da Escola Integral no Município de Caaporã". Visto que o presente projeto se encontra em andamento, os resultados esperados através das atividades extensionistas são: a melhoria no enfrentamento das dificuldades de aprendizagem; aumento da cobertura integral dentro do município; proporcionar uma educação mais inclusiva visando a formação integral dos aprendestes. Dessa forma a través das atividades e a experiências busca-se proporcionar uma educação integral e inclusiva para os educandos visando uma formação para a cidadania além de ampliar os horizontes dos educadores em novas formas de aplicar os conceitos previstos na Base Nacional Comum Curricular." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20547_TB8532_27102024191956.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CINDY SHIRLLEY PEREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "CINDY" "autor_email" => "oliveiracindy203@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114853 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 8532 "inscrito_id" => 20547 "titulo" => "UMA VISÃO SOB OS EFEITOS DO ASSESSORAMENTO PSICOPEDAGÓGICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O presente trabalho ilustra a ação do profissional psicopedagogia através do método de intervenção chamado de Assessoramento Psicopedagógico, que consiste em orientar e intervir os professores e coordenadores dentro das demandas institucionais educacionais, afim de promover uma melhoria na aprendizagem e no ambiente escolar, buscando dessa forma investigar a eficácia das intervenções propostas dentro ação extensionista com o intuito de sondar, avaliar e intervir dentro das instituições de ensino para dessa forma auxiliar nas politicas de aplicação e ampliação da cobertura do ensino integral nas redes municipais do município de Caaporã, assim, auxiliando o município a integrar as metas propostas pelo Plano Nacional de Educação (2014 -2024). Uma das principais metas a se destacar do documento, é a ampliação da cobertura do ensino integral em todo território nacional dessa forma todos os municípios e estados tem um período pré -estabelecido para se adequarem a nova norma, dessa forma deixando gestores e professore s desamparados nas necessidades de adaptação do espaço estrutural, metodologias de ensino e formação integral do individuo. Partindo disto, o presente estudo adota uma abordagem participativa buscando relatar a experiência extensionista no projeto de extensão vinculado ao programa “UFPB no seu município” intitulado: “Assessoramento Psicopedagógico aos Professores do Ensino Fundamental da Escola Integral no Município de Caaporã". Visto que o presente projeto se encontra em andamento, os resultados esperados através das atividades extensionistas são: a melhoria no enfrentamento das dificuldades de aprendizagem; aumento da cobertura integral dentro do município; proporcionar uma educação mais inclusiva visando a formação integral dos aprendestes. Dessa forma a través das atividades e a experiências busca-se proporcionar uma educação integral e inclusiva para os educandos visando uma formação para a cidadania além de ampliar os horizontes dos educadores em novas formas de aplicar os conceitos previstos na Base Nacional Comum Curricular." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID20547_TB8532_27102024191956.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CINDY SHIRLLEY PEREIRA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "CINDY" "autor_email" => "oliveiracindy203@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }