IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112620 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5327 "inscrito_id" => 15404 "titulo" => "IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO" "resumo" => "A pandemia da COVID-19 impactou significativamente o sistema educacional global, alterando o processo de ensino-aprendizagem. Este estudo investiga como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) contribuíram para o desenvolvimento da aprendizagem no contexto pós-pandemia, com foco nos alunos do ciclo de alfabetização de uma escola de ensino básico. A pesquisa identificou e analisou os prejuízos causados pela pandemia no processo de ensino-aprendizagem e como as TICs ajudaram a mitigar esses impactos. Utilizamos uma abordagem metodológica de estudo de caso, coletando dados através de pesquisas bibliográficas, documentais, observações, entrevistas com professores e diagnósticos de leitura e escrita com alunos. Autores como Freire (1996), Moran (2000) e Almeida (2005) forneceram a base teórica para a análise das práticas educativas, uso inovador das tecnologias e formação de professores. Os dados coletados permitiram uma compreensão detalhada dos impactos da pandemia no convívio social e na aprendizagem das crianças, bem como a formulação de estratégias educacionais para atenuar as perdas sociais e intelectuais. O estudo destaca a importância das TICs como ferramentas pedagógicas durante a pandemia, oferecendo soluções e possibilidades para melhorar o ensino-aprendizagem em situações adversas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15404_TB5327_09102024202220.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDINEUSA REBOUÇAS DA SILVA BRAGA" "autor_nome_curto" => "EDINEUSA" "autor_email" => "edineusareboucas@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112620 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5327 "inscrito_id" => 15404 "titulo" => "IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DURANTE A PANDEMIA: UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DE ENSINO BÁSICO" "resumo" => "A pandemia da COVID-19 impactou significativamente o sistema educacional global, alterando o processo de ensino-aprendizagem. Este estudo investiga como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) contribuíram para o desenvolvimento da aprendizagem no contexto pós-pandemia, com foco nos alunos do ciclo de alfabetização de uma escola de ensino básico. A pesquisa identificou e analisou os prejuízos causados pela pandemia no processo de ensino-aprendizagem e como as TICs ajudaram a mitigar esses impactos. Utilizamos uma abordagem metodológica de estudo de caso, coletando dados através de pesquisas bibliográficas, documentais, observações, entrevistas com professores e diagnósticos de leitura e escrita com alunos. Autores como Freire (1996), Moran (2000) e Almeida (2005) forneceram a base teórica para a análise das práticas educativas, uso inovador das tecnologias e formação de professores. Os dados coletados permitiram uma compreensão detalhada dos impactos da pandemia no convívio social e na aprendizagem das crianças, bem como a formulação de estratégias educacionais para atenuar as perdas sociais e intelectuais. O estudo destaca a importância das TICs como ferramentas pedagógicas durante a pandemia, oferecendo soluções e possibilidades para melhorar o ensino-aprendizagem em situações adversas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15404_TB5327_09102024202220.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDINEUSA REBOUÇAS DA SILVA BRAGA" "autor_nome_curto" => "EDINEUSA" "autor_email" => "edineusareboucas@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }