A pandemia da COVID-19 impactou significativamente o sistema educacional global, alterando o processo de ensino-aprendizagem. Este estudo investiga como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) contribuíram para o desenvolvimento da aprendizagem no contexto pós-pandemia, com foco nos alunos do ciclo de alfabetização de uma escola de ensino básico. A pesquisa identificou e analisou os prejuízos causados pela pandemia no processo de ensino-aprendizagem e como as TICs ajudaram a mitigar esses impactos. Utilizamos uma abordagem metodológica de estudo de caso, coletando dados através de pesquisas bibliográficas, documentais, observações, entrevistas com professores e diagnósticos de leitura e escrita com alunos. Autores como Freire (1996), Moran (2000) e Almeida (2005) forneceram a base teórica para a análise das práticas educativas, uso inovador das tecnologias e formação de professores. Os dados coletados permitiram uma compreensão detalhada dos impactos da pandemia no convívio social e na aprendizagem das crianças, bem como a formulação de estratégias educacionais para atenuar as perdas sociais e intelectuais. O estudo destaca a importância das TICs como ferramentas pedagógicas durante a pandemia, oferecendo soluções e possibilidades para melhorar o ensino-aprendizagem em situações adversas.