O presente estudo visa avaliar o papel do jornalismo e suas diversas vertentes na formação cultural dos estudantes, sendo eles crianças e adolescentes do ensino fundamental da rede pública. A pesquisa surgiu mediante a necessidade de compreender como as múltiplas facetas jornalísticas apresentadas dentro e fora do ambiente educacional influenciam a formação cultural dos estudantes, como esta é refletida no contexto escolar e como inseri-las no conteúdo apresentado pelos educadores em sala de aula, buscando uma maior aproximação educador e educando através do jornalismo. Como método de pesquisa optou-se pela análise bibliográfica de abordagem qualitativa descritiva em periódicos, artigos , dissertações e teses e como recurso um questionário semiestruturado para entrevistas, utilizaremos como principais autores Vygotsky (2005), Martin-Barbero( 2014 ) E Kenski ( 2003 ) fundamentado também na Base nacional comum curricular( BNCC) e no Documento curricular do território maranhense (DCTMA), para assim compreendermos a importância da formação cultural exercida pelo jornalismo nos estudantes. Desse modo o estudo se faz relevante pois por meio dele os educadores podem utilizar o jornalismo em sala de aula como método de promoção da diversidade cultural, pode-se também identificar o impacto do contexto midiático externo dentro da educação, melhorar a inserção da realidade dos alunos dentro do contexto escolar e inclusão social, além de contribuir para estudos das áreas da educação e da comunicação.