O presente trabalho aborda a necessidade de inovação no ensino de Zoologia, na educação básica, especificamente para alunos de onze a quatorze anos, do ensino fundamental. A abordagem tradicional, comumente aplicada em escolas públicas, muitas vezes, resulta em aulas monótonas e pouco interativas. Para superar esse desafio, propôs-se uma abordagem pedagógica que une aulas dialogadas e dinâmicas lúdicas, utilizando artrópodes como objeto de interesse. Assim, o objetivo geral deste projeto foi desenvolver e aplicar metodologias de ensino práticas que dialoguem com os conteúdos teóricos do ensino de Zoologia, visando uma aprendizagem significativa por parte dos alunos no que tange ao conhecimento sobre o meio ambiente, animais e processos evolutivos e ecológicos relacionados. O projeto foi implementado em turmas do 5º, 6º e 7º anos do ensino fundamental das escolas Crescer Criando e Escola Municipal Luís de França Moreira, em Imperatriz/MA. A metodologia envolveu a aplicação de um questionário com 10 perguntas dissertativas no início, para avaliar a compreensão prévia dos alunos e, no final da aula, para identificar se houve absorção de conhecimento. Além disso, foi apresentada uma caixa entomológica com exemplares de artrópodes comuns no cotidiano deles. Por fim, os alunos modelaram seu próprio artrópode com massinha, para promover a fixação do aprendizado sobre as características dos organismos. Os resultados observados por meio dessa abordagem foram bastante significativos, pois de forma geral a porcentagem de acerto das questões entre o primeiro e segundo questionário aplicado aumentou de 18%, 6% e 13% para 55%, 41% e 47%, respectivamente, após a aplicação da aula, evidenciando que é necessário trabalhar aulas mais didáticas e interativas com as turmas, visando um maior aproveitamento por parte dos alunos. Desta forma, nosso objetivo de promover uma aula mais dinâmica e com maior envolvimento da turma foi alcançado, conforme refletido no aumento potencial do aprendizado deles.