Atualmente, um dos grandes desafios apresentados no contexto da oferta da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, é a de responder quais são as barreiras, os desafios e as possibilidades de se garantir acesso, permanência, participação e êxito dos estudantes público da Educação Especial. Diante de tal cenário, este trabalho busca promover reflexões sobre o contexto da inclusão de estudantes que se constituem como público da Educação Especial no cotidiano vivenciado por profissionais que atuam em diferentes etapas e modalidades da Educação Básica – a saber, a rede municipal de ensino de Juiz de Fora e o Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais. Para o que o trabalho se desenvolva, intentamos trazer nossas percepções e vivências, num relato de experiências que dialoguem com as bases legais em que se ancoram as estratégias políticas, pedagógicas e as práticas, na busca de compreender como a Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem se efetivado no cotidiano escolar. Dessa forma, objetiva-se traçar um paralelo entre o que é preconizado na lei e como as propostas se estabelecem na realidade dos diferentes contextos da Educação Básica. Através desta análise, buscaremos contribuir com diferentes reflexões para que os professores pensem sobre a importância da troca de conhecimentos entre a formação em educação Especial e as outras disciplinas, que permitem a formação em contexto, e que, consequentemente, refletem na mudança de culturas e práticas de ensino, possibilitando maiores oportunidades para que a inclusão se efetive.