Este relato de experiência descreve uma iniciativa destinada a fomentar a pesquisa científica entre os estudantes do ensino médio, alinhada com as competências gerais da educação básica estabelecidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A BNCC busca promover uma educação centrada no desenvolvimento integral dos estudantes e enfatiza a importância da pesquisa científica para a formação de cidadãos críticos e autônomos, incluindo a capacidade de investigação, argumentação e a compreensão dos processos científicos. Logo, o objetivo deste estudo é apresentar a implementação de práticas de investigação científica em uma escola da rede privada de ensino da cidade do Recife/PE, onde os estudantes do 1º ano do ensino médio foram incentivados a explorar temas que os inquietavam. Durante a atividade, os discentes foram encorajados a identificar questões de interesse e relevância social, as quais serviram como ponto de partida para suas investigações. Sob orientação, os estudantes conduziram pesquisas, utilizando metodologias científicas apropriadas para investigar e analisar suas propostas. Um dos aspectos destacados dessa iniciativa foi a culminação das pesquisas em uma exposição de pôsteres na escola, semelhante aos eventos científicos, onde os estudantes apresentaram seus resultados à comunidade escolar. Observou-se que a implementação dessas práticas de investigação científica no ambiente escolar não apenas atende aos objetivos educacionais propostos pela BNCC, mas também um avanço na construção ativa de estudantes curiosos, criativos e engajados com o processo de aprendizagem, possibilitando-os aprimorar sua habilidade de análise crítica e compreender o potencial de contribuir para a sociedade por meio da pesquisa científica.