TRANSFORMANDO A AVALIAÇÃO DE INGLÊS NO ENSINO MÉDIO: DESVENDANDO OS SEGREDOS DA ABORDAGEM BASEADA EM PROJETOS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113053 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5947 "inscrito_id" => 15606 "titulo" => "TRANSFORMANDO A AVALIAÇÃO DE INGLÊS NO ENSINO MÉDIO: DESVENDANDO OS SEGREDOS DA ABORDAGEM BASEADA EM PROJETOS" "resumo" => "A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe mudanças significativas para os currículos escolares, exigindo adaptações no ensino de disciplinas básicas, incluindo a língua inglesa. Anteriormente focado em conteúdos, seu ensino passou a priorizar o desenvolvimento de competências e habilidades. Mesmo assim, práticas avaliativas tradicionais ainda predominam. Esse método classificador não fornece informações adequadas para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, a abordagem baseada em projetos (ABP) surge como uma metodologia eficaz para o ensino de inglês, pois utiliza problemas autênticos e promove a cooperação entre os alunos, tornando a aprendizagem mais significativa. Além disso, desenvolve competências essenciais para a cidadania ativa, como trabalho em equipe, liderança, comunicação e resolução de problemas. Este trabalho analisa a eficácia da ABP como ferramenta de avaliação de competências e habilidades em língua inglesa no ensino médio, alinhando-se às diretrizes da BNCC e do Currículo de Língua Inglesa da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ). Propomos modelos de projetos a serem implementados, com avaliações baseadas em protocolos que analisam o nível de atingimento das competências e habilidades avaliadas. O referencial teórico-metodológico baseia-se nas contribuições de importantes autores, com destaque para Luckesi (2011) no que se refere à avaliação educacional, e Bender (2014) quanto aos princípios da ABP. A coleta de dados, construída com elementos da pesquisa-ação, foi feita por meio de um questionário on-line sobre processos avaliativos para professores de inglês do ensino básico, um “diário de bordo” do professor pesquisador durante a aplicação do protótipo e um outro questionário on-line sobre o uso da ABP como ferramenta avaliativa com os alunos participantes, após a aplicação do protótipo. Espera-se que essa abordagem engaje os alunos, promovendo uma aprendizagem personalizada, colaborativa e alinhada com as diretrizes dos documentos oficiais supracitados, atendendo às necessidades de uma formação integral e cidadã." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15606_TB5947_23052024230333.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL HENRIQUE CLARO SILVA" "autor_nome_curto" => "DANIEL" "autor_email" => "danielhcsilva@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113053 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5947 "inscrito_id" => 15606 "titulo" => "TRANSFORMANDO A AVALIAÇÃO DE INGLÊS NO ENSINO MÉDIO: DESVENDANDO OS SEGREDOS DA ABORDAGEM BASEADA EM PROJETOS" "resumo" => "A implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) trouxe mudanças significativas para os currículos escolares, exigindo adaptações no ensino de disciplinas básicas, incluindo a língua inglesa. Anteriormente focado em conteúdos, seu ensino passou a priorizar o desenvolvimento de competências e habilidades. Mesmo assim, práticas avaliativas tradicionais ainda predominam. Esse método classificador não fornece informações adequadas para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, a abordagem baseada em projetos (ABP) surge como uma metodologia eficaz para o ensino de inglês, pois utiliza problemas autênticos e promove a cooperação entre os alunos, tornando a aprendizagem mais significativa. Além disso, desenvolve competências essenciais para a cidadania ativa, como trabalho em equipe, liderança, comunicação e resolução de problemas. Este trabalho analisa a eficácia da ABP como ferramenta de avaliação de competências e habilidades em língua inglesa no ensino médio, alinhando-se às diretrizes da BNCC e do Currículo de Língua Inglesa da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro (SEEDUC/RJ). Propomos modelos de projetos a serem implementados, com avaliações baseadas em protocolos que analisam o nível de atingimento das competências e habilidades avaliadas. O referencial teórico-metodológico baseia-se nas contribuições de importantes autores, com destaque para Luckesi (2011) no que se refere à avaliação educacional, e Bender (2014) quanto aos princípios da ABP. A coleta de dados, construída com elementos da pesquisa-ação, foi feita por meio de um questionário on-line sobre processos avaliativos para professores de inglês do ensino básico, um “diário de bordo” do professor pesquisador durante a aplicação do protótipo e um outro questionário on-line sobre o uso da ABP como ferramenta avaliativa com os alunos participantes, após a aplicação do protótipo. Espera-se que essa abordagem engaje os alunos, promovendo uma aprendizagem personalizada, colaborativa e alinhada com as diretrizes dos documentos oficiais supracitados, atendendo às necessidades de uma formação integral e cidadã." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID15606_TB5947_23052024230333.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIEL HENRIQUE CLARO SILVA" "autor_nome_curto" => "DANIEL" "autor_email" => "danielhcsilva@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }