EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O ROTEIRO DE ESTUDO BASEADO EM TEMA DE PESQUISA COMO PRÁTICA INCLUSIVA PARA CRIANÇAS COM TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA).
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112827 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5616 "inscrito_id" => 14274 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O ROTEIRO DE ESTUDO BASEADO EM TEMA DE PESQUISA COMO PRÁTICA INCLUSIVA PARA CRIANÇAS COM TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA)." "resumo" => "Diante das dificuldades enfrentadas pelos profissionais da área da educação em escolher estratégias metodológicas para o processo de ensino-aprendizagem de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista), a proposta deste trabalho é investigar o roteiro de estudo considerando como um dispositivo pedagógico que pode ser instrumento fundamental para a prática destes profissionais. A adaptação curricular para crianças e adolescentes com este transtorno é indicada pela ( Lei Nº 9.394- 1996) – LDB, artigo 59, e sabendo que o hiperfoco (interesses restritos e intensos) é uma das características das crianças do espectro autista. Mantoan (2003) afirma que o currículo individualizado, respeitando o tema de interesse da criança, proporciona resultados positivos não apenas para crianças com deficiência, mas deve ser uma ação pedagógica constante para a escola inclusiva. Os roteiros de estudos construídos pautados na pesquisa com tema escolhido pelo(a) estudante e orientados pelo professor da classe regular ou do psicopedagogo viabilizam o aprendizado das habilidades necessárias de maneira significativa e deleitosa. A metodologia utilizada consiste em pesquisa bibliográfica sobre o tema, pretendendo-se que sirva de referência para pesquisas futuras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14274_TB5616_23052024205145.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOHAMA MEDEIROS DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "JOHAMA MEDEIROS" "autor_email" => "johamacarvalho@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112827 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5616 "inscrito_id" => 14274 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O ROTEIRO DE ESTUDO BASEADO EM TEMA DE PESQUISA COMO PRÁTICA INCLUSIVA PARA CRIANÇAS COM TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA)." "resumo" => "Diante das dificuldades enfrentadas pelos profissionais da área da educação em escolher estratégias metodológicas para o processo de ensino-aprendizagem de crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista), a proposta deste trabalho é investigar o roteiro de estudo considerando como um dispositivo pedagógico que pode ser instrumento fundamental para a prática destes profissionais. A adaptação curricular para crianças e adolescentes com este transtorno é indicada pela ( Lei Nº 9.394- 1996) – LDB, artigo 59, e sabendo que o hiperfoco (interesses restritos e intensos) é uma das características das crianças do espectro autista. Mantoan (2003) afirma que o currículo individualizado, respeitando o tema de interesse da criança, proporciona resultados positivos não apenas para crianças com deficiência, mas deve ser uma ação pedagógica constante para a escola inclusiva. Os roteiros de estudos construídos pautados na pesquisa com tema escolhido pelo(a) estudante e orientados pelo professor da classe regular ou do psicopedagogo viabilizam o aprendizado das habilidades necessárias de maneira significativa e deleitosa. A metodologia utilizada consiste em pesquisa bibliográfica sobre o tema, pretendendo-se que sirva de referência para pesquisas futuras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID14274_TB5616_23052024205145.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOHAMA MEDEIROS DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "JOHAMA MEDEIROS" "autor_email" => "johamacarvalho@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }