Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATENDIMENTO EDUCACIONAL ACESSÍVEL NA MODALIDADE EAD: QUANDO O ENCONTRO É UM ATO DE RESISTÊNCIA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de professores
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 113456
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6542
    "inscrito_id" => 4233
    "titulo" => "ATENDIMENTO EDUCACIONAL ACESSÍVEL NA MODALIDADE EAD: QUANDO O ENCONTRO É UM ATO DE RESISTÊNCIA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL"
    "resumo" => "O texto decorre da análise de uma prática de atendimento às pessoas na modalidade de Ensino à Distância pautada no compromisso social e suas múltiplas formas de resistência à lógica tradicional e cartesiana de educar (hooks, 2017). Acreditando na insubmissão à lógica excludente tão comum às práticas pedagógicas tradicionais, pretende-se ressignificar a formação inicial docente de uma faculdade que oferta seus cursos em todos os Estados Brasileiros na modalidade de Educação a Distância, junto às Licenciaturas ofertadas na instituição (Letras, Pedagogia e História). A proposta de um atendimento educacional acessível e inclusivo, se dá através do "Juntos no Sábado", com ações amorosas e inclusivas, partindo do pressuposto que o amor, para além de uma dimensão romântica, é um ato político importante diante das encruzilhadas da vida (RUFINO, 2019). Em nossas atividades de atendimento ao aluno (a) criamos encontros síncronos, ou seja, em tempo real, aos sábados à tarde. O dia e hora do encontro é uma declaração de cumplicidade à realidade dos (a) alunos (a). Nos encontros buscamos ouvir incondicionalmente os (a) estudantes e tal espaço de escuta afetiva consiste numa ruptura à invisibilidade que muitas instituições de ensino ofertam à classe trabalhadora. Na agenda de encontros há inúmeras atividades pedagógicas sobre como escrever melhor, como falar de maneira a incluir-se no mundo acadêmico, como administrar o tempo para estudar, dentre outros. Todavia mais importante é a dimensão afetiva de acolher e a manutenção do protagonismo e o respeito à vida e à existência de cada pessoa ali envolvida que, temporariamente, é aluno (a). Com a análise do trabalho desenvolvido percebeu-se que as estratégias adotadas possibilitaram a constituição de redes de apoio-reflexão, o desenvolvimento de práticas pedagógicas promotoras de proficiência, especialmente, nas áreas de matemática e língua portuguesa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4233_TB6542_02102024233320.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA FERREIRA FURTADO DE MENDONÇA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA MENDONÇ"
    "autor_email" => "lucianafmendonca@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE UNYLEYA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 113456
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 6542
    "inscrito_id" => 4233
    "titulo" => "ATENDIMENTO EDUCACIONAL ACESSÍVEL NA MODALIDADE EAD: QUANDO O ENCONTRO É UM ATO DE RESISTÊNCIA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL"
    "resumo" => "O texto decorre da análise de uma prática de atendimento às pessoas na modalidade de Ensino à Distância pautada no compromisso social e suas múltiplas formas de resistência à lógica tradicional e cartesiana de educar (hooks, 2017). Acreditando na insubmissão à lógica excludente tão comum às práticas pedagógicas tradicionais, pretende-se ressignificar a formação inicial docente de uma faculdade que oferta seus cursos em todos os Estados Brasileiros na modalidade de Educação a Distância, junto às Licenciaturas ofertadas na instituição (Letras, Pedagogia e História). A proposta de um atendimento educacional acessível e inclusivo, se dá através do "Juntos no Sábado", com ações amorosas e inclusivas, partindo do pressuposto que o amor, para além de uma dimensão romântica, é um ato político importante diante das encruzilhadas da vida (RUFINO, 2019). Em nossas atividades de atendimento ao aluno (a) criamos encontros síncronos, ou seja, em tempo real, aos sábados à tarde. O dia e hora do encontro é uma declaração de cumplicidade à realidade dos (a) alunos (a). Nos encontros buscamos ouvir incondicionalmente os (a) estudantes e tal espaço de escuta afetiva consiste numa ruptura à invisibilidade que muitas instituições de ensino ofertam à classe trabalhadora. Na agenda de encontros há inúmeras atividades pedagógicas sobre como escrever melhor, como falar de maneira a incluir-se no mundo acadêmico, como administrar o tempo para estudar, dentre outros. Todavia mais importante é a dimensão afetiva de acolher e a manutenção do protagonismo e o respeito à vida e à existência de cada pessoa ali envolvida que, temporariamente, é aluno (a). Com a análise do trabalho desenvolvido percebeu-se que as estratégias adotadas possibilitaram a constituição de redes de apoio-reflexão, o desenvolvimento de práticas pedagógicas promotoras de proficiência, especialmente, nas áreas de matemática e língua portuguesa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4233_TB6542_02102024233320.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANA FERREIRA FURTADO DE MENDONÇA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANA MENDONÇ"
    "autor_email" => "lucianafmendonca@gmail.com"
    "autor_ies" => "FACULDADE UNYLEYA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O texto decorre da análise de uma prática de atendimento às pessoas na modalidade de Ensino à Distância pautada no compromisso social e suas múltiplas formas de resistência à lógica tradicional e cartesiana de educar (hooks, 2017). Acreditando na insubmissão à lógica excludente tão comum às práticas pedagógicas tradicionais, pretende-se ressignificar a formação inicial docente de uma faculdade que oferta seus cursos em todos os Estados Brasileiros na modalidade de Educação a Distância, junto às Licenciaturas ofertadas na instituição (Letras, Pedagogia e História). A proposta de um atendimento educacional acessível e inclusivo, se dá através do "Juntos no Sábado", com ações amorosas e inclusivas, partindo do pressuposto que o amor, para além de uma dimensão romântica, é um ato político importante diante das encruzilhadas da vida (RUFINO, 2019). Em nossas atividades de atendimento ao aluno (a) criamos encontros síncronos, ou seja, em tempo real, aos sábados à tarde. O dia e hora do encontro é uma declaração de cumplicidade à realidade dos (a) alunos (a). Nos encontros buscamos ouvir incondicionalmente os (a) estudantes e tal espaço de escuta afetiva consiste numa ruptura à invisibilidade que muitas instituições de ensino ofertam à classe trabalhadora. Na agenda de encontros há inúmeras atividades pedagógicas sobre como escrever melhor, como falar de maneira a incluir-se no mundo acadêmico, como administrar o tempo para estudar, dentre outros. Todavia mais importante é a dimensão afetiva de acolher e a manutenção do protagonismo e o respeito à vida e à existência de cada pessoa ali envolvida que, temporariamente, é aluno (a). Com a análise do trabalho desenvolvido percebeu-se que as estratégias adotadas possibilitaram a constituição de redes de apoio-reflexão, o desenvolvimento de práticas pedagógicas promotoras de proficiência, especialmente, nas áreas de matemática e língua portuguesa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.