O texto decorre da análise de uma prática de atendimento às pessoas na modalidade de Ensino à Distância pautada no compromisso social e suas múltiplas formas de resistência à lógica tradicional e cartesiana de educar (hooks, 2017). Acreditando na insubmissão à lógica excludente tão comum às práticas pedagógicas tradicionais, pretende-se ressignificar a formação inicial docente de uma faculdade que oferta seus cursos em todos os Estados Brasileiros na modalidade de Educação a Distância, junto às Licenciaturas ofertadas na instituição (Letras, Pedagogia e História). A proposta de um atendimento educacional acessível e inclusivo, se dá através do "Juntos no Sábado", com ações amorosas e inclusivas, partindo do pressuposto que o amor, para além de uma dimensão romântica, é um ato político importante diante das encruzilhadas da vida (RUFINO, 2019). Em nossas atividades de atendimento ao aluno (a) criamos encontros síncronos, ou seja, em tempo real, aos sábados à tarde. O dia e hora do encontro é uma declaração de cumplicidade à realidade dos (a) alunos (a). Nos encontros buscamos ouvir incondicionalmente os (a) estudantes e tal espaço de escuta afetiva consiste numa ruptura à invisibilidade que muitas instituições de ensino ofertam à classe trabalhadora. Na agenda de encontros há inúmeras atividades pedagógicas sobre como escrever melhor, como falar de maneira a incluir-se no mundo acadêmico, como administrar o tempo para estudar, dentre outros. Todavia mais importante é a dimensão afetiva de acolher e a manutenção do protagonismo e o respeito à vida e à existência de cada pessoa ali envolvida que, temporariamente, é aluno (a). Com a análise do trabalho desenvolvido percebeu-se que as estratégias adotadas possibilitaram a constituição de redes de apoio-reflexão, o desenvolvimento de práticas pedagógicas promotoras de proficiência, especialmente, nas áreas de matemática e língua portuguesa.