ATENDIMENTO EDUCACIONAL ACESSÍVEL NA MODALIDADE EAD: QUANDO O ENCONTRO É UM ATO DE RESISTÊNCIA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 113456 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6542 "inscrito_id" => 4233 "titulo" => "ATENDIMENTO EDUCACIONAL ACESSÍVEL NA MODALIDADE EAD: QUANDO O ENCONTRO É UM ATO DE RESISTÊNCIA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL" "resumo" => "O texto decorre da análise de uma prática de atendimento às pessoas na modalidade de Ensino à Distância pautada no compromisso social e suas múltiplas formas de resistência à lógica tradicional e cartesiana de educar (hooks, 2017). Acreditando na insubmissão à lógica excludente tão comum às práticas pedagógicas tradicionais, pretende-se ressignificar a formação inicial docente de uma faculdade que oferta seus cursos em todos os Estados Brasileiros na modalidade de Educação a Distância, junto às Licenciaturas ofertadas na instituição (Letras, Pedagogia e História). A proposta de um atendimento educacional acessível e inclusivo, se dá através do "Juntos no Sábado", com ações amorosas e inclusivas, partindo do pressuposto que o amor, para além de uma dimensão romântica, é um ato político importante diante das encruzilhadas da vida (RUFINO, 2019). Em nossas atividades de atendimento ao aluno (a) criamos encontros síncronos, ou seja, em tempo real, aos sábados à tarde. O dia e hora do encontro é uma declaração de cumplicidade à realidade dos (a) alunos (a). Nos encontros buscamos ouvir incondicionalmente os (a) estudantes e tal espaço de escuta afetiva consiste numa ruptura à invisibilidade que muitas instituições de ensino ofertam à classe trabalhadora. Na agenda de encontros há inúmeras atividades pedagógicas sobre como escrever melhor, como falar de maneira a incluir-se no mundo acadêmico, como administrar o tempo para estudar, dentre outros. Todavia mais importante é a dimensão afetiva de acolher e a manutenção do protagonismo e o respeito à vida e à existência de cada pessoa ali envolvida que, temporariamente, é aluno (a). Com a análise do trabalho desenvolvido percebeu-se que as estratégias adotadas possibilitaram a constituição de redes de apoio-reflexão, o desenvolvimento de práticas pedagógicas promotoras de proficiência, especialmente, nas áreas de matemática e língua portuguesa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4233_TB6542_02102024233320.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA FERREIRA FURTADO DE MENDONÇA" "autor_nome_curto" => "LUCIANA MENDONÇ" "autor_email" => "lucianafmendonca@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE UNYLEYA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 113456 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 6542 "inscrito_id" => 4233 "titulo" => "ATENDIMENTO EDUCACIONAL ACESSÍVEL NA MODALIDADE EAD: QUANDO O ENCONTRO É UM ATO DE RESISTÊNCIA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL" "resumo" => "O texto decorre da análise de uma prática de atendimento às pessoas na modalidade de Ensino à Distância pautada no compromisso social e suas múltiplas formas de resistência à lógica tradicional e cartesiana de educar (hooks, 2017). Acreditando na insubmissão à lógica excludente tão comum às práticas pedagógicas tradicionais, pretende-se ressignificar a formação inicial docente de uma faculdade que oferta seus cursos em todos os Estados Brasileiros na modalidade de Educação a Distância, junto às Licenciaturas ofertadas na instituição (Letras, Pedagogia e História). A proposta de um atendimento educacional acessível e inclusivo, se dá através do "Juntos no Sábado", com ações amorosas e inclusivas, partindo do pressuposto que o amor, para além de uma dimensão romântica, é um ato político importante diante das encruzilhadas da vida (RUFINO, 2019). Em nossas atividades de atendimento ao aluno (a) criamos encontros síncronos, ou seja, em tempo real, aos sábados à tarde. O dia e hora do encontro é uma declaração de cumplicidade à realidade dos (a) alunos (a). Nos encontros buscamos ouvir incondicionalmente os (a) estudantes e tal espaço de escuta afetiva consiste numa ruptura à invisibilidade que muitas instituições de ensino ofertam à classe trabalhadora. Na agenda de encontros há inúmeras atividades pedagógicas sobre como escrever melhor, como falar de maneira a incluir-se no mundo acadêmico, como administrar o tempo para estudar, dentre outros. Todavia mais importante é a dimensão afetiva de acolher e a manutenção do protagonismo e o respeito à vida e à existência de cada pessoa ali envolvida que, temporariamente, é aluno (a). Com a análise do trabalho desenvolvido percebeu-se que as estratégias adotadas possibilitaram a constituição de redes de apoio-reflexão, o desenvolvimento de práticas pedagógicas promotoras de proficiência, especialmente, nas áreas de matemática e língua portuguesa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID4233_TB6542_02102024233320.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANA FERREIRA FURTADO DE MENDONÇA" "autor_nome_curto" => "LUCIANA MENDONÇ" "autor_email" => "lucianafmendonca@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE UNYLEYA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }