EDUCAÇÃO FÍSICA CULTURAL: INTEGRAÇÃO DE ASPECTOS CULTURAIS NA PRÁTICA ESPORTIVA E NA EDUCAÇÃO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110837 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2757 "inscrito_id" => 10955 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA CULTURAL: INTEGRAÇÃO DE ASPECTOS CULTURAIS NA PRÁTICA ESPORTIVA E NA EDUCAÇÃO" "resumo" => "Este estudo busca analisar e discutir a abordagem da educação física cultural, que vai além da perspectiva tradicional da atividade física, integrando elementos culturais, sociais e históricos na prática esportiva e na educação física em geral. Metodologia: Este trabalho baseia-se em uma revisão de literatura integrativa, explorando estudos e conceitos relevantes sobre educação física cultural e sua importância na promoção da diversidade e inclusão no contexto educacional. Na discussão sobre cultura, muitas vezes se negligência a dimensão física, associando-a predominantemente a expressões artísticas eruditas. Contudo, existe uma lacuna ao não conectar história, cultura e prática de atividades físicas. O Artigo 26 da Lei nº 9.394, leis de diretrizes e bases da educação enfatiza a relevância do estudo do mundo físico e natural, bem como da história e cultura afro-brasileira e indígena, visando promover o entendimento do patrimônio cultural e artístico. A promoção da interculturalidade implica na inclusão de conteúdos e práticas que abordem a diversidade cultural nos currículos escolares, bem como em ações educativas que promovam a diversidade, inclusão e representatividade em todas as áreas da educação. A educação física cultural redefine a perspectiva tradicional da atividade física, integrando elementos culturais, sociais e históricos na prática esportiva e na educação física em geral. Isso implica que os alunos aprendam não apenas a executar atividades físicas, mas também adquiram conhecimento sobre os benefícios associados a essas práticas culturais. Dessa forma, promove-se um ambiente educacional mais inclusivo e equitativo, enriquecido pela diversidade de perspectivas, visando superar visões monoculturais e eurocêntricas. Conclusão: O currículo cultural, ao incorporar a cultura local na prática da educação, desempenha um papel fundamental na formação de sujeitos solidários, promovendo inclusão e diversidade no contexto educacional. Esta abordagem não apenas enriquece a experiência educacional dos alunos, mas também contribui para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e inclusiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10955_TB2757_19102024222504.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARÍLIA SALETE TAVARES" "autor_nome_curto" => "MARÍLIA" "autor_email" => "mariliasalete@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110837 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2757 "inscrito_id" => 10955 "titulo" => "EDUCAÇÃO FÍSICA CULTURAL: INTEGRAÇÃO DE ASPECTOS CULTURAIS NA PRÁTICA ESPORTIVA E NA EDUCAÇÃO" "resumo" => "Este estudo busca analisar e discutir a abordagem da educação física cultural, que vai além da perspectiva tradicional da atividade física, integrando elementos culturais, sociais e históricos na prática esportiva e na educação física em geral. Metodologia: Este trabalho baseia-se em uma revisão de literatura integrativa, explorando estudos e conceitos relevantes sobre educação física cultural e sua importância na promoção da diversidade e inclusão no contexto educacional. Na discussão sobre cultura, muitas vezes se negligência a dimensão física, associando-a predominantemente a expressões artísticas eruditas. Contudo, existe uma lacuna ao não conectar história, cultura e prática de atividades físicas. O Artigo 26 da Lei nº 9.394, leis de diretrizes e bases da educação enfatiza a relevância do estudo do mundo físico e natural, bem como da história e cultura afro-brasileira e indígena, visando promover o entendimento do patrimônio cultural e artístico. A promoção da interculturalidade implica na inclusão de conteúdos e práticas que abordem a diversidade cultural nos currículos escolares, bem como em ações educativas que promovam a diversidade, inclusão e representatividade em todas as áreas da educação. A educação física cultural redefine a perspectiva tradicional da atividade física, integrando elementos culturais, sociais e históricos na prática esportiva e na educação física em geral. Isso implica que os alunos aprendam não apenas a executar atividades físicas, mas também adquiram conhecimento sobre os benefícios associados a essas práticas culturais. Dessa forma, promove-se um ambiente educacional mais inclusivo e equitativo, enriquecido pela diversidade de perspectivas, visando superar visões monoculturais e eurocêntricas. Conclusão: O currículo cultural, ao incorporar a cultura local na prática da educação, desempenha um papel fundamental na formação de sujeitos solidários, promovendo inclusão e diversidade no contexto educacional. Esta abordagem não apenas enriquece a experiência educacional dos alunos, mas também contribui para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e inclusiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID10955_TB2757_19102024222504.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARÍLIA SALETE TAVARES" "autor_nome_curto" => "MARÍLIA" "autor_email" => "mariliasalete@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }