NARRATIVAS DO CLUBE DE FILOSOFIA: PRATICAS PEDAGOGICO-FILOSOFICAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109957 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1532 "inscrito_id" => 7736 "titulo" => "NARRATIVAS DO CLUBE DE FILOSOFIA: PRATICAS PEDAGOGICO-FILOSOFICAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO" "resumo" => "O projeto de pesquisa sobre as narrativas e as escrevivências oriundas dos estudantes do ensino médio integrado ao técnico que participaram do projeto de ensino "Cicuta: Clube de Filosofia" no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte no Campus Mossoró. O projeto surgiu da necessidade de realizar um levantamento sobre para divulgar a experiência prática da compreensão de que a filosofia transcende as paredes da sala de aula e deve se integrar à vida da cidade a partir das narrativas dos estudantes. Inicialmente, focado nos estudantes do Curso de Ensino Médio Integrado em Mecânica e professores de filosofia do IFRN Campus Mossoró, o clube evoluiu para envolver um público diversificado, incluindo professores de outras disciplinas e as diversas modalidades de ensino que contém uma disciplina de cunho filosófico saindo da sala de aula para a produção de intervenções continuadas e de cunho interdisciplinar. Este projeto busca apresentar as intervenções desenvolvidas no projeto de ensino do clube de filosofia: a aprendizagem filosófica construída através de atividades de ensino, indo além dos limites disciplinares da sala de aula restrita e focado no desenvolvimento de ações sequenciais de interdisciplinares e transdisciplinares mas com o cunho filosófico. Sua abordagem única se baseia na necessidades e inquietações filosóficas dos participantes, incorporando temas sugeridos pelos educandos e educadores. Com atividades como o "Cinephilos" (clube de filmes filosóficos) e grupos de leitura. Assim, o projeto apresenta o cicuta – clube de filosofia que promove o aprendizado de maneira lúdica e constante, adaptando-se às demandas e circunstâncias específicas, enriquecendo a vida filosófica tanto no IFRN quanto na cidade de Mossoró." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID7736_TB1532_31072024220453.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS BEZERRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Luke" "autor_email" => "lucassantosep3@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109957 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 1532 "inscrito_id" => 7736 "titulo" => "NARRATIVAS DO CLUBE DE FILOSOFIA: PRATICAS PEDAGOGICO-FILOSOFICAS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO" "resumo" => "O projeto de pesquisa sobre as narrativas e as escrevivências oriundas dos estudantes do ensino médio integrado ao técnico que participaram do projeto de ensino "Cicuta: Clube de Filosofia" no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte no Campus Mossoró. O projeto surgiu da necessidade de realizar um levantamento sobre para divulgar a experiência prática da compreensão de que a filosofia transcende as paredes da sala de aula e deve se integrar à vida da cidade a partir das narrativas dos estudantes. Inicialmente, focado nos estudantes do Curso de Ensino Médio Integrado em Mecânica e professores de filosofia do IFRN Campus Mossoró, o clube evoluiu para envolver um público diversificado, incluindo professores de outras disciplinas e as diversas modalidades de ensino que contém uma disciplina de cunho filosófico saindo da sala de aula para a produção de intervenções continuadas e de cunho interdisciplinar. Este projeto busca apresentar as intervenções desenvolvidas no projeto de ensino do clube de filosofia: a aprendizagem filosófica construída através de atividades de ensino, indo além dos limites disciplinares da sala de aula restrita e focado no desenvolvimento de ações sequenciais de interdisciplinares e transdisciplinares mas com o cunho filosófico. Sua abordagem única se baseia na necessidades e inquietações filosóficas dos participantes, incorporando temas sugeridos pelos educandos e educadores. Com atividades como o "Cinephilos" (clube de filmes filosóficos) e grupos de leitura. Assim, o projeto apresenta o cicuta – clube de filosofia que promove o aprendizado de maneira lúdica e constante, adaptando-se às demandas e circunstâncias específicas, enriquecendo a vida filosófica tanto no IFRN quanto na cidade de Mossoró." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV200_MD4_ID7736_TB1532_31072024220453.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS BEZERRA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "Luke" "autor_email" => "lucassantosep3@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }