As licenciaturas na modalidade Ensino a Distância (EAD) oferecem oportunidades de aprendizado acessíveis, flexibilizando os horários e locais de estudo, adaptando-se às necessidades dos estudantes. Se popularizaram com o avanço da tecnologia, visando promover a democratização de acesso ao ensino superior e inclusão de pessoas sem condições de frequentar as aulas presencialmente, especialmente por motivos como renda limitada, trabalho, distância geográfica, necessidades especiais ou responsabilidades familiares. No entanto, o aumento exponencial da oferta desses cursos, principalmente por instituições privadas, trouxe preocupações. Muitas promessas “milagrosas” incluem graduações de curta duração, ausência de estágios, conteúdo superficial, avaliações sem rigor e diplomas sem validade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). Esse cenário caracteriza a mercantilização da formação docente, onde o título acadêmico não reflete a qualidade, comprometendo o ensino básico devido à formação inadequada dos professores. Este estudo objetiva analisar os pressupostos da Licenciatura EAD considerando as problemáticas e potencialidades, destacando o contraste entre a democratização do acesso ao ensino superior e a mera preocupação na lucratividade de algumas instituições. A pesquisa é bibliográfica e utiliza uma abordagem quanti-qualitativa para avaliar aspectos objetivos e subjetivos da temática. Observou-se a necessidade de uma investigação cuidadosa das instituições que oferecem essas licenciaturas, especialmente em casos de segunda licenciatura com prazos curtos e requisitos mínimos, carecendo de pesquisas e extensões. Também se ressalta a importância de verificar a validade dos cursos perante o MEC. A licenciatura não pode ser tratada como um mero produto disposto a venda, e o diploma não é apenas um simples pedaço de papel; ele representa a conclusão de um processo que deve garantir a capacidade para o exercício qualitativo da docência. Afinal, é uma profissão crucial para a melhoria do sistema educacional brasileiro e desenvolvimento da sociedade, pelo seu papel na formação de cidadãos críticos aptos segundo as demandas sociais vigentes.