Este trabalho apresenta uma proposta de oficina educativa sobre Ilhas de Calor Urbanas (ICU) destinado a turmas do 7° ao 9° ano do Ensino Fundamental II. Este fenômeno climático urbano é caracterizado por temperaturas mais altas em ambientes urbanos quando se é comparado com as áreas circundantes devido a uma série de fatores, entre as quais, a ausência de áreas verdes em ambientes urbanos, e a presença de matérias que absorvem e retém calor como é o caso do asfalto, concreto, entre outros. Nesse sentindo, a presente proposta visa discutir noções básicas sobre (ICU) buscando promover a consciência ambiental dos estudantes, e a reflexão sobre ações sustentáveis nas comunidades urbanas, tendo em vista quatro etapas para aplicação. São elas; I) Verificação das concepções prévias; II) Apresentação dos conteúdos teóricos; III) Atividade Experimental e discussão dos resultados; IV) Avaliação. Para aplicação destas etapas, estima-se dois encontros, cada encontro com 4 (quatro) horários de 45 minutos. Espera-se que este trabalho possa servir como material de apoio para professores que trabalhem com temas das geociências a replicarem a oficina proposta, buscando trabalhar a consciência ambiental por meio de uma aprendizagem ativa.