EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: VIVÊNCIAS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE MANAUS/AM - 2024
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111428 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3597 "inscrito_id" => 11912 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: VIVÊNCIAS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE MANAUS/AM - 2024" "resumo" => "O presente trabalho trata-se de uma reflexão entre teoria e prática que foi proporcionada durante o 8º período do curso de Licenciatura em Pedagogia, na Universidade do Estado do Amazonas, no componente curricular da Educação de Jovens e Adultos, que se deu pela análise de entrevistas realizadas em diferentes escolas municipais com os objetivos de: analisar os desafios da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Manaus-AM em 2024; verificar a formação inicial e continuada dos professores para a modalidade e examinar as causas e estratégias da escola para diminuir os índices de evasão. Para fundamentar teórico-metodologicamente nos apropriamos das ideias e conceitos de: Ginzburg (1990); Soares e Pedrosos (2016); Lisboa e Bevenutti (2020); Furtado e Machado (2021); Paiva (2021) e Dantas e Cardoso (2019). Após as discussões teóricas envolvendo a EJA, iniciamos a parte prática, que se deu com a ida de equipes em escolas municipais de Manaus-AM. A realização dos diálogos com os professores, pedagogos e gestores buscaram examinar pistas aparentemente insignificantes, desse modo sendo possível reconstruir padrões mais amplos e compreender a complexidade das relações sociais. Ante o exposto, vimos que a Educação de Jovens e Adultos ainda mostra fragilidades tanto no campo de políticas públicas, na oferta de educação continuada e na permanência dos estudantes. Diante disso, observamos a necessidade da promoção de um ambiente de aprendizagem centrado no estudante e sensível à diversidade, buscando repensar os currículos dos cursos de licenciaturas, propor atualização constante das práticas pedagógicas, na sensibilização para questões sociais e culturais, e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11912_TB3597_08042024232246.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRICA ANTUNES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ÉRICA" "autor_email" => "antuneserica080@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111428 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3597 "inscrito_id" => 11912 "titulo" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: VIVÊNCIAS EM ESCOLAS MUNICIPAIS DE MANAUS/AM - 2024" "resumo" => "O presente trabalho trata-se de uma reflexão entre teoria e prática que foi proporcionada durante o 8º período do curso de Licenciatura em Pedagogia, na Universidade do Estado do Amazonas, no componente curricular da Educação de Jovens e Adultos, que se deu pela análise de entrevistas realizadas em diferentes escolas municipais com os objetivos de: analisar os desafios da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Manaus-AM em 2024; verificar a formação inicial e continuada dos professores para a modalidade e examinar as causas e estratégias da escola para diminuir os índices de evasão. Para fundamentar teórico-metodologicamente nos apropriamos das ideias e conceitos de: Ginzburg (1990); Soares e Pedrosos (2016); Lisboa e Bevenutti (2020); Furtado e Machado (2021); Paiva (2021) e Dantas e Cardoso (2019). Após as discussões teóricas envolvendo a EJA, iniciamos a parte prática, que se deu com a ida de equipes em escolas municipais de Manaus-AM. A realização dos diálogos com os professores, pedagogos e gestores buscaram examinar pistas aparentemente insignificantes, desse modo sendo possível reconstruir padrões mais amplos e compreender a complexidade das relações sociais. Ante o exposto, vimos que a Educação de Jovens e Adultos ainda mostra fragilidades tanto no campo de políticas públicas, na oferta de educação continuada e na permanência dos estudantes. Diante disso, observamos a necessidade da promoção de um ambiente de aprendizagem centrado no estudante e sensível à diversidade, buscando repensar os currículos dos cursos de licenciaturas, propor atualização constante das práticas pedagógicas, na sensibilização para questões sociais e culturais, e no desenvolvimento de habilidades socioemocionais." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de pessoas jovens, adultas e idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11912_TB3597_08042024232246.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ÉRICA ANTUNES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ÉRICA" "autor_email" => "antuneserica080@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }