EXPLORANDO A PEDAGOGIA HOSPITALAR NOS CURSOS DE LICENCIATURA: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111222 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3295 "inscrito_id" => 11748 "titulo" => "EXPLORANDO A PEDAGOGIA HOSPITALAR NOS CURSOS DE LICENCIATURA: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO" "resumo" => "Este trabalho faz parte de uma dissertação de mestrado em andamento no Programa de Tecnologia e Gestão em EAD da UFRPE, e tem como objetivo apresentar um mapeamento sistemático de literatura (MSL) sobre a temática da pedagogia hospitalar em cursos de licenciatura, a partir de buscas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Banco Digital de Teses e Dissertações da Capes/CNPq e Scielo. Justificamos este mapeamento, pois, de acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, há a obrigatoriedade do atendimento escolar especializado em espaços não-escolares, como os hospitais, para atendimentos de alunos impossibilitados de frequentar os estabelecimentos de ensino regulares. É importante frisar que a legislação busca garantir o direito à escolarização para todos como preconizado nas Políticas Públicas de Educação evitando a exclusão escolar e promovendo a reinserção na escola. Este trabalho toma como referencial teórico Rodrigues e Araújo (2020), Calixto(2022) e Ujiie e Anjos (2023) que versam sobre a pedagogia hospitalar, educação Inclusiva e a Pedagogia Hospitalar nas matrizes curriculares dos cursos de licenciatura. Para os procedimentos metodológicos, realizamos o MSL de acordo com os métodos de Petersen.Nesta perspectiva, o trabalho propõe apresentar um panorama da produção científica dos supracitados repositórios acadêmicos digitais de livre acesso brasileiros para verificar questões relacionadas às políticas de educação hospitalar e educação inclusiva e abordagem da Pedagogia Hospitalar nos cursos de licenciatura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11748_TB3295_08042024215014.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE MENDES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "DANIELLE" "autor_email" => "daniellesants@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111222 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3295 "inscrito_id" => 11748 "titulo" => "EXPLORANDO A PEDAGOGIA HOSPITALAR NOS CURSOS DE LICENCIATURA: UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO" "resumo" => "Este trabalho faz parte de uma dissertação de mestrado em andamento no Programa de Tecnologia e Gestão em EAD da UFRPE, e tem como objetivo apresentar um mapeamento sistemático de literatura (MSL) sobre a temática da pedagogia hospitalar em cursos de licenciatura, a partir de buscas na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), Banco Digital de Teses e Dissertações da Capes/CNPq e Scielo. Justificamos este mapeamento, pois, de acordo com as Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, há a obrigatoriedade do atendimento escolar especializado em espaços não-escolares, como os hospitais, para atendimentos de alunos impossibilitados de frequentar os estabelecimentos de ensino regulares. É importante frisar que a legislação busca garantir o direito à escolarização para todos como preconizado nas Políticas Públicas de Educação evitando a exclusão escolar e promovendo a reinserção na escola. Este trabalho toma como referencial teórico Rodrigues e Araújo (2020), Calixto(2022) e Ujiie e Anjos (2023) que versam sobre a pedagogia hospitalar, educação Inclusiva e a Pedagogia Hospitalar nas matrizes curriculares dos cursos de licenciatura. Para os procedimentos metodológicos, realizamos o MSL de acordo com os métodos de Petersen.Nesta perspectiva, o trabalho propõe apresentar um panorama da produção científica dos supracitados repositórios acadêmicos digitais de livre acesso brasileiros para verificar questões relacionadas às políticas de educação hospitalar e educação inclusiva e abordagem da Pedagogia Hospitalar nos cursos de licenciatura." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID11748_TB3295_08042024215014.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELLE MENDES DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "DANIELLE" "autor_email" => "daniellesants@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }