RECEIOS E DÚVIDAS RECORRENTES ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA SOBRE A UNIVERSIDADE: FATORES DE (DES)MOTIVAÇÃO PARA O INGRESSO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109467 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 846 "inscrito_id" => 3793 "titulo" => "RECEIOS E DÚVIDAS RECORRENTES ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA SOBRE A UNIVERSIDADE: FATORES DE (DES)MOTIVAÇÃO PARA O INGRESSO" "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de identificar os receios e as dúvidas recorrentes entre estudantes do Ensino Médio da Rede Pública sobre a Universidade que (des)motivam o seu ingresso no Ensino Superior. Trata-se da etapa de coleta de informações em que se utilizou questionários com perguntas fechadas e abertas, derivado do projeto de extensão “Mostra Itinerante Universidade e Inclusão Social: perfil do estudante para o ingresso na universidade e ações de intervenção”, o qual conta com financiamento de bolsistas pelos programas “Navega Saberes” e “Eixo Transversal” da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal do Pará. A pesquisa foi realizada com 393 estudantes de três escolas estaduais do município de Castanhal-PA. Identificou-se que os receios e as dúvidas mais recorrentes dos discentes estão ligados à impossibilidade de ingresso na Universidade, o não reconhecimento com a área escolhida, a permanência no ensino superior, a possibilidade de sucesso posterior e a empregabilidade após a conclusão do curso. Os dados foram analisados a partir de uma abordagem qualitativa, recorrendo-se à análise e interpretação estatística das informações. Esta investigação justifica-se por sua relevância acadêmico-científica ao integrar pesquisas e ações extensionistas que abordem os anseios e desafios de jovens em quererem prosseguir os estudos, e social ao explanar fatores que implicam na garantia de um direito estabelecido por lei que é o prosseguimento dos estudos. Utilizou-se como principais aportes teóricos os trabalhos de Cassiano (2021) sobre desmotivação no contexto acadêmico, Sampaio (2011) que descreve observações sobre a vida estudantil e Severino (2000) que discute sobre o ingresso na vida acadêmica e seus desafios. Considera-se ser importante o levantamento e a catalogação de informações deem visibilidade aos estudantes do Ensino Médio, uma vez que estimulá-los ao ingresso na Universidade demanda pelo conhecimento dos fatores que os (des)motivam a prosseguirem nos estudos para um próximo nível que possuem novos e diferentes desafios." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3793_TB846_27102024234900.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA FONSECA COSTA" "autor_nome_curto" => "Larissa Fonseca" "autor_email" => "larissafonse2002@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109467 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 846 "inscrito_id" => 3793 "titulo" => "RECEIOS E DÚVIDAS RECORRENTES ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DA REDE PÚBLICA SOBRE A UNIVERSIDADE: FATORES DE (DES)MOTIVAÇÃO PARA O INGRESSO" "resumo" => "Este trabalho tem o objetivo de identificar os receios e as dúvidas recorrentes entre estudantes do Ensino Médio da Rede Pública sobre a Universidade que (des)motivam o seu ingresso no Ensino Superior. Trata-se da etapa de coleta de informações em que se utilizou questionários com perguntas fechadas e abertas, derivado do projeto de extensão “Mostra Itinerante Universidade e Inclusão Social: perfil do estudante para o ingresso na universidade e ações de intervenção”, o qual conta com financiamento de bolsistas pelos programas “Navega Saberes” e “Eixo Transversal” da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Universidade Federal do Pará. A pesquisa foi realizada com 393 estudantes de três escolas estaduais do município de Castanhal-PA. Identificou-se que os receios e as dúvidas mais recorrentes dos discentes estão ligados à impossibilidade de ingresso na Universidade, o não reconhecimento com a área escolhida, a permanência no ensino superior, a possibilidade de sucesso posterior e a empregabilidade após a conclusão do curso. Os dados foram analisados a partir de uma abordagem qualitativa, recorrendo-se à análise e interpretação estatística das informações. Esta investigação justifica-se por sua relevância acadêmico-científica ao integrar pesquisas e ações extensionistas que abordem os anseios e desafios de jovens em quererem prosseguir os estudos, e social ao explanar fatores que implicam na garantia de um direito estabelecido por lei que é o prosseguimento dos estudos. Utilizou-se como principais aportes teóricos os trabalhos de Cassiano (2021) sobre desmotivação no contexto acadêmico, Sampaio (2011) que descreve observações sobre a vida estudantil e Severino (2000) que discute sobre o ingresso na vida acadêmica e seus desafios. Considera-se ser importante o levantamento e a catalogação de informações deem visibilidade aos estudantes do Ensino Médio, uma vez que estimulá-los ao ingresso na Universidade demanda pelo conhecimento dos fatores que os (des)motivam a prosseguirem nos estudos para um próximo nível que possuem novos e diferentes desafios." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID3793_TB846_27102024234900.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LARISSA FONSECA COSTA" "autor_nome_curto" => "Larissa Fonseca" "autor_email" => "larissafonse2002@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }