Este relato de experiência teve como objetivo compartilhar as experiências vivenciadas pelos discentes de Física do Instituto Federal do Piauí - campus Teresina Central, durante sua participação na Jornada de Foguetes realizada em Barra do Piraí-RJ e sua trajetória ao longo do evento. O presente documento descreve as atividades em ordem cronológica, com o propósito de ilustrar as relevantes contribuições e aprendizados adquiridos por esses estudantes. Adicionalmente, ressalta-se o impacto significativo dessas vivências tanto para os discentes do ensino médio quanto para aqueles do ensino superior, na qual, as experiências de extensão acadêmica não apenas enriquecem intelectualmente e teoricamente, mas também proporcionam excelentes resultados na valorização da formação docente para o futuro profissional. A elaboração deste relato foi embasada na combinação de pesquisa descritiva e pesquisa-ação. A pesquisa descritiva registrou as vivências dos participantes por meio de entrevistas, diários de bordo e análise de documentos, enquanto a pesquisa-ação permitiu a implementação de melhorias com base no feedback obtido. Essas metodologias foram empregadas para compreender detalhadamente as experiências dos participantes ao longo dos anos e para promover um aprimoramento contínuo do evento. Este estudo fundamenta-se em teorias educacionais, como a aprendizagem significativa de Ausubel, e práticas pedagógicas ativas. Esses elementos são aplicados para enriquecer a experiência dos participantes, promovendo uma compreensão mais profunda da ciência e tecnologia. Como resultado, conclui-se que a Mostra Brasileira de Astronomia representa uma oportunidade singular para os estudantes desenvolverem interesse nas áreas de astronomia e engenharia aeronáutica, estimulando a curiosidade em relação a tópicos de Física, Química e ciências afins. Essa experiência promove a difusão dos conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa, fundamentais para alcançar resultados satisfatórios nos lançamentos dos foguetes. A Mostra Brasileira de Astronomia, portanto, se revela como uma vitrine para o potencial educativo e inspirador da ciência e da tecnologia.