Este texto versa sobre um projeto desenvolvido com alunos da 1a série do ensino médio nos anos de 2021 e 2022, o qual envolveu uma crítica à meritocracia contemporânea. O principal objetivo do projeto foi fazer com que os estudantes alcançassem uma visão crítica quanto à meritocracia e às desigualdades sociais dela decorrentes. Para tanto, a relação entre filosofia e literatura mostrou-se útil, na medida em que o romance brasileiro selecionado, Quarto de despejo, da escritora Carolina Maria de Jesus, evidencia com destreza a desigualdade social e a problematiza de uma maneira acessível aos alunos, abrindo caminho para uma investigação filosófica sobre o tema da meritocracia. Outra referência crucial foi a obra A tirania do mérito, do filósofo Michael Sandel, que investiga de maneira aprofundada o tema do mérito, abordando uma série de exemplos ligados ao cotidiano. A partir da interface entre o romance e as reflexões filosóficas sobre o tema, os estudantes investigaram e questionaram até onde uma pessoa merece o seu sucesso e, paralelamente, até onde ela merece o seu fracasso e as suas desvantagens. Finalizada a ação, foi possível constatar que os alunos envolvidos conseguiram tornar-se mais críticos quanto à meritocracia e às desigualdades sociais a ela relacionadas.