O presente relato, desenvolvido pelas experiências vivenciadas por discentes da EEMTI de Campos Sales/CE, objetivou apresentar narrativas sobre os impactos da participação desses alunos na Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB) e Olimpíada de Ciências Humanas do Estado do Ceará (OCHE), entre 2019 a 2024. A participação de educandos em olimpíadas torna-se alvo de pesquisas científicas, buscando compreender os significados e impactos dessa vivência em suas vidas. Visto que não é apenas a resolução de provas, mas o desenvolvimento de atividades que envolvem cooperação, trabalho cognitivo e a integração dos alunos no ambiente escolar, bem como o fortalecimento da interação social e habilidades desenvolvidas nas Ciências Humanas e afins. A participação dos estudantes acarretou na conquista de medalhas, melhoria no rendimento escolar, bolsas de estudo, viagens, aprovações em vestibulares, preparação para o ENEM e publicações de livros. A partir deste relato, consideramos que o engajamento nas olimpíadas cientificas configura-se como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento cognitivo, social e melhoria do desempenho dos estudantes nas redes de ensino.