Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA AUXILIARES DE SALA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: UMA PROPOSTA DE EXTENSÃO NO MUNICÍPIO DE PENEDO

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Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O artigo apresenta a experiência de extensão que foi realizada em forma de curso de formação continuada para os auxiliares de sala da educação especial do município de Penedo, no estado de Alagoas. O curso surgiu a partir da necessidade dos profissionais na educação especial da rede municipal de Penedo, em que a coordenação geral do município sinalizou a necessidade de parceria. O objetivo foi verificar quais as maiores dificuldades desses profissionais diante do trabalho realizado como auxiliar, identificar o que é de competência do professor regente da sala e do auxiliar e como está a saúde mental dos auxiliares de sala diante das dificuldades apresentadas. O curso foi desenvolvido de forma on-line, contou com a participação de 159 inscritos, tendo sido abordados temas como: a atuação do auxiliar de sala; a saúde mental do auxiliar de sala da educação especial; acompanhante terapêutico escolar (ATE); a atuação da coordenação pedagógica junto ao trabalho do auxiliar de sala. Os principais resultados mostraram que os participantes sinalizaram sobre a necessidade de mais formação e apresentaram como maior dificuldade a relação entre o professor regente da sala, principalmente os que atuam nos anos finais do ensino fundamental, e o auxiliar de sala, pois a ausência de responsabilização por parte do professor regente acaba acarretando em sobrecarga para os auxiliares fazendo com que o trabalho com o estudante, cuja maioria atendida fazem parte do público com autismo (75%) e TDAH (55%), não seja um trabalho inclusivo.

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