O artigo apresenta a experiência de extensão que foi realizada em forma de curso de formação continuada para os auxiliares de sala da educação especial do município de Penedo, no estado de Alagoas. O curso surgiu a partir da necessidade dos profissionais na educação especial da rede municipal de Penedo, em que a coordenação geral do município sinalizou a necessidade de parceria. O objetivo foi verificar quais as maiores dificuldades desses profissionais diante do trabalho realizado como auxiliar, identificar o que é de competência do professor regente da sala e do auxiliar e como está a saúde mental dos auxiliares de sala diante das dificuldades apresentadas. O curso foi desenvolvido de forma on-line, contou com a participação de 159 inscritos, tendo sido abordados temas como: a atuação do auxiliar de sala; a saúde mental do auxiliar de sala da educação especial; acompanhante terapêutico escolar (ATE); a atuação da coordenação pedagógica junto ao trabalho do auxiliar de sala. Os principais resultados mostraram que os participantes sinalizaram sobre a necessidade de mais formação e apresentaram como maior dificuldade a relação entre o professor regente da sala, principalmente os que atuam nos anos finais do ensino fundamental, e o auxiliar de sala, pois a ausência de responsabilização por parte do professor regente acaba acarretando em sobrecarga para os auxiliares fazendo com que o trabalho com o estudante, cuja maioria atendida fazem parte do público com autismo (75%) e TDAH (55%), não seja um trabalho inclusivo.