O estágio curricular supervisionado realizado na Educação Infantil possibilita a aplicação de conhecimentos metodológicos aprendidos em todo o percurso do curso de Pedagogia Licenciatura e entender a realidade prática. Diante desse pressuposto, esta pesquisa busca, então, destacar a importância do estágio na formação docente aliado à metodologia de projeto como um facilitador do vínculo entre teoria e prática, exemplificado com o projeto “O encanto da Cultura Popular: Brincadeiras e Fogueira” desenvolvido no estágio supervisionado do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Neste sentido, o referencial teórico-metodológico trabalha com os ensinamentos de autores como Pimenta et al.(2017), em que a metodologia de projeto é vista como um “lócus” teórico-prático entre o estágio da formação docente e sua atuação no campo, em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que prevê atividades interdisciplinares, garantia dos Direitos de Aprendizagem e integração dos Campos de Experiência, possibilitando, ainda, a atuação das crianças de modo protagonista, focando no brincar e cultura popular no desenvolvimento infantil. Para um primeiro resultado, visto que a pesquisa ainda está em andamento, destaca-se a contribuição do estágio por meio do projeto de intervenção, como fator potencializador de ação docente, ao oferecer desse modo uma postura de criatividade e autonomia através de uma intervenção positiva.