Este trabalho teve como objetivo central analisar o processo de implementação e desenvolvimento das atividades pedagógicas, relacionadas ao Programa de Residência Pedagógica (PRP), em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Quixadá, diante do enfrentamento a Covid-19, em um cenário de pandemia. Trata-se de um relato de experiência de uma preceptora do subprojeto de Pedagogia/Alfabetização, articulado ao trabalho de oito residentes da Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central – FECLESC, pertencente a Universidade Estadual do Ceará - UECE, no período de outubro de 2020 a junho de 2021. A partir das vivências promovidas pelo PRP e do acompanhamento em duas turmas do segundo ano, do Ensino Fundamental (Anos Iniciais), de alunos regularmente matriculados, utilizando atividades em espaços virtuais. A pesquisa teve como aporte metodológico duas fontes principais. A primeira, bibliográfica, com apoio na literatura existente sobre o PRP. A segunda parte da pesquisa, aconteceu por meio da observação participativa, sob a ótica da preceptora e da coleta de relatos orais e escritos com um grupo de oito residentes. Utilizou-se também como instrumento de coleta desses dados, entrevistas com perguntas abertas e fechadas. No percurso, foi possível identificar possibilidades, desafios e muita reciprocidade por parte dos membros do programa. Os resultados encontrados indicam que o uso do ambiente virtual de aprendizagem, mostrou-se positivo enquanto estratégia educacional para a vivência formativa dos residentes.