PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO REMOTO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112508 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5169 "inscrito_id" => 15279 "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO REMOTO" "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo central analisar o processo de implementação e desenvolvimento das atividades pedagógicas, relacionadas ao Programa de Residência Pedagógica (PRP), em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Quixadá, diante do enfrentamento a Covid-19, em um cenário de pandemia. Trata-se de um relato de experiência de uma preceptora do subprojeto de Pedagogia/Alfabetização, articulado ao trabalho de oito residentes da Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central – FECLESC, pertencente a Universidade Estadual do Ceará - UECE, no período de outubro de 2020 a junho de 2021. A partir das vivências promovidas pelo PRP e do acompanhamento em duas turmas do segundo ano, do Ensino Fundamental (Anos Iniciais), de alunos regularmente matriculados, utilizando atividades em espaços virtuais. A pesquisa teve como aporte metodológico duas fontes principais. A primeira, bibliográfica, com apoio na literatura existente sobre o PRP. A segunda parte da pesquisa, aconteceu por meio da observação participativa, sob a ótica da preceptora e da coleta de relatos orais e escritos com um grupo de oito residentes. Utilizou-se também como instrumento de coleta desses dados, entrevistas com perguntas abertas e fechadas. No percurso, foi possível identificar possibilidades, desafios e muita reciprocidade por parte dos membros do programa. Os resultados encontrados indicam que o uso do ambiente virtual de aprendizagem, mostrou-se positivo enquanto estratégia educacional para a vivência formativa dos residentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15279_TB5169_17102024193435.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÔNICA CAVALCANTE DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "MÔNICA" "autor_email" => "monicasmeqx@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112508 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 5169 "inscrito_id" => 15279 "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: UMA EXPERIÊNCIA NO ENSINO REMOTO" "resumo" => "Este trabalho teve como objetivo central analisar o processo de implementação e desenvolvimento das atividades pedagógicas, relacionadas ao Programa de Residência Pedagógica (PRP), em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Quixadá, diante do enfrentamento a Covid-19, em um cenário de pandemia. Trata-se de um relato de experiência de uma preceptora do subprojeto de Pedagogia/Alfabetização, articulado ao trabalho de oito residentes da Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central – FECLESC, pertencente a Universidade Estadual do Ceará - UECE, no período de outubro de 2020 a junho de 2021. A partir das vivências promovidas pelo PRP e do acompanhamento em duas turmas do segundo ano, do Ensino Fundamental (Anos Iniciais), de alunos regularmente matriculados, utilizando atividades em espaços virtuais. A pesquisa teve como aporte metodológico duas fontes principais. A primeira, bibliográfica, com apoio na literatura existente sobre o PRP. A segunda parte da pesquisa, aconteceu por meio da observação participativa, sob a ótica da preceptora e da coleta de relatos orais e escritos com um grupo de oito residentes. Utilizou-se também como instrumento de coleta desses dados, entrevistas com perguntas abertas e fechadas. No percurso, foi possível identificar possibilidades, desafios e muita reciprocidade por parte dos membros do programa. Os resultados encontrados indicam que o uso do ambiente virtual de aprendizagem, mostrou-se positivo enquanto estratégia educacional para a vivência formativa dos residentes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID15279_TB5169_17102024193435.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MÔNICA CAVALCANTE DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "MÔNICA" "autor_email" => "monicasmeqx@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }