Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DE UM GRUPO DE ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 16 - Ensino de ciências
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 111937
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4367
    "inscrito_id" => 13588
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DE UM GRUPO DE ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => "O Grupo de Estudos (GE) é entendido como um momento que contribui para uma vivência com pares com o intuito de promover reflexão e crítica de forma dialética, acerca de diferentes temáticas. Dessa maneira, o Projeto de Extensão “Conhecendo os alimentos: atividades coletivas educativas destinadas à promoção de boas práticas alimentares aplicadas nas escolas da região do Maciço de Baturité”, vinculado a PROEX/UNILAB, popularmente conhecido como Projeto Alimentação Saudável (Projeto AS), promove semanalmente, às segundas-feiras, um GE entre os integrantes do projeto (licenciandos em Ciências Biológicas), discutindo temáticas relacionadas a Educação Nutricional e Alimentar (ENA). Com base nesses momentos formativos, surge a questão de pesquisa: quais contribuições o GE desenvolvido pelo Projeto AS na formação inicial dos licenciandos? Esta pesquisa buscou compreender de que forma os encontros de discussão do GE têm contribuído na formação desses futuros docentes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória. Para a coleta dos dados, foi enviada uma mensagem para os integrantes do projeto, através do WhatsApp. A mensagem continha o seguinte questionamento: “Quais contribuições o GE tem oferecido a você?” Contamos com a participação de seis integrantes. A partir da fala dos participantes, foram elencadas as seguintes categorias: a) Possibilidade de mediar processos formativos com merendeiras de escolas; b) Aprender a ler artigos e os assuntos tratados por estes; c) Aprender a socializar e a se comunicar; d) Momento de partilha e crescimento mútuo; e) Percepções críticas a partir das temáticas e elaboração de projetos, como o TCC; f) Promover motivação e responsabilidade e g) Promover a criticidade a partir das discussões estabelecidas construindo sentidos. Conclui-se que o GE desenvolvido pelo Projeto AS tem contribuído de forma significativa na construção do conhecimento e nas percepções críticas dos futuros docentes, além do amadurecimento pessoal e profissional acerca da ENA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID13588_TB4367_15052024184351.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO CARLOS CLEMENTE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO CARLOS"
    "autor_email" => "joaocarlosclmnt@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 111937
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 4367
    "inscrito_id" => 13588
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DE UM GRUPO DE ESTUDOS SOBRE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => "O Grupo de Estudos (GE) é entendido como um momento que contribui para uma vivência com pares com o intuito de promover reflexão e crítica de forma dialética, acerca de diferentes temáticas. Dessa maneira, o Projeto de Extensão “Conhecendo os alimentos: atividades coletivas educativas destinadas à promoção de boas práticas alimentares aplicadas nas escolas da região do Maciço de Baturité”, vinculado a PROEX/UNILAB, popularmente conhecido como Projeto Alimentação Saudável (Projeto AS), promove semanalmente, às segundas-feiras, um GE entre os integrantes do projeto (licenciandos em Ciências Biológicas), discutindo temáticas relacionadas a Educação Nutricional e Alimentar (ENA). Com base nesses momentos formativos, surge a questão de pesquisa: quais contribuições o GE desenvolvido pelo Projeto AS na formação inicial dos licenciandos? Esta pesquisa buscou compreender de que forma os encontros de discussão do GE têm contribuído na formação desses futuros docentes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória. Para a coleta dos dados, foi enviada uma mensagem para os integrantes do projeto, através do WhatsApp. A mensagem continha o seguinte questionamento: “Quais contribuições o GE tem oferecido a você?” Contamos com a participação de seis integrantes. A partir da fala dos participantes, foram elencadas as seguintes categorias: a) Possibilidade de mediar processos formativos com merendeiras de escolas; b) Aprender a ler artigos e os assuntos tratados por estes; c) Aprender a socializar e a se comunicar; d) Momento de partilha e crescimento mútuo; e) Percepções críticas a partir das temáticas e elaboração de projetos, como o TCC; f) Promover motivação e responsabilidade e g) Promover a criticidade a partir das discussões estabelecidas construindo sentidos. Conclui-se que o GE desenvolvido pelo Projeto AS tem contribuído de forma significativa na construção do conhecimento e nas percepções críticas dos futuros docentes, além do amadurecimento pessoal e profissional acerca da ENA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID13588_TB4367_15052024184351.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOÃO CARLOS CLEMENTE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOÃO CARLOS"
    "autor_email" => "joaocarlosclmnt@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O Grupo de Estudos (GE) é entendido como um momento que contribui para uma vivência com pares com o intuito de promover reflexão e crítica de forma dialética, acerca de diferentes temáticas. Dessa maneira, o Projeto de Extensão “Conhecendo os alimentos: atividades coletivas educativas destinadas à promoção de boas práticas alimentares aplicadas nas escolas da região do Maciço de Baturité”, vinculado a PROEX/UNILAB, popularmente conhecido como Projeto Alimentação Saudável (Projeto AS), promove semanalmente, às segundas-feiras, um GE entre os integrantes do projeto (licenciandos em Ciências Biológicas), discutindo temáticas relacionadas a Educação Nutricional e Alimentar (ENA). Com base nesses momentos formativos, surge a questão de pesquisa: quais contribuições o GE desenvolvido pelo Projeto AS na formação inicial dos licenciandos? Esta pesquisa buscou compreender de que forma os encontros de discussão do GE têm contribuído na formação desses futuros docentes. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo exploratória. Para a coleta dos dados, foi enviada uma mensagem para os integrantes do projeto, através do WhatsApp. A mensagem continha o seguinte questionamento: “Quais contribuições o GE tem oferecido a você?” Contamos com a participação de seis integrantes. A partir da fala dos participantes, foram elencadas as seguintes categorias: a) Possibilidade de mediar processos formativos com merendeiras de escolas; b) Aprender a ler artigos e os assuntos tratados por estes; c) Aprender a socializar e a se comunicar; d) Momento de partilha e crescimento mútuo; e) Percepções críticas a partir das temáticas e elaboração de projetos, como o TCC; f) Promover motivação e responsabilidade e g) Promover a criticidade a partir das discussões estabelecidas construindo sentidos. Conclui-se que o GE desenvolvido pelo Projeto AS tem contribuído de forma significativa na construção do conhecimento e nas percepções críticas dos futuros docentes, além do amadurecimento pessoal e profissional acerca da ENA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.