Ao longo dos anos, a gestão democrática escolar vem sendo aperfeiçoada pelos diferentes órgãos do governo, através de um amparo legal cada vez mais robusto e pela participação cada vez maior da comunidade escolar. Através de uma pesquisa exploratória, realizada no início de 2024, foi constatado que em uma escola municipal de São Gonçalo – RJ, não foram realizadas eleições para estudantes representantes de turma no ano de 2023 pois, a equipe diretiva responsável por organizar os pleitos alegou não ter tido pessoal disponível e nem tempo hábil. Nesse contexto, o problema da pesquisa é a dificuldade encontrada pela equipe diretiva em realizar processos eleitorais que ocorrem na unidade escolar e o objetivo da pesquisa é facilitar tais processos através da utilização de uma Urna Eletrônica Digital. A pesquisa foi baseada nos estudos de Dourado (2019), Campos (2020), Paro (2010) e Tomaz (2019) a respeito da gestão democrática e de Pretto (2010), Valente (2014) e Filatro (2022) no tocante ao uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ambiente escolar. Para apresentação à equipe diretiva do aplicativo Urna Eletrônica Escolar, foi desenvolvida uma sequência didática e produzido um livro digital sobre a Urna. As eleições utilizando a urna digital foram realizadas sem nenhum percalço em oito salas de aula, contou com a participação de 178 estudantes e permitiu que o pleito fosse concluído por duas pessoas em apenas um dia, demonstrando desta forma a sua aplicabilidade. Temos como resultados preliminares o fortalecimento do vínculo dos estudantes com a escola no exercício de sua cidadania, uma compreensão maior sobre a relevância do voto e seus desdobramentos, além do reconhecimento de como que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação podem facilitar os processos eleitorais dentro das unidades escolares.