URNA ELETRÔNICA ESCOLAR: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ALIADA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 114447 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7951 "inscrito_id" => 20203 "titulo" => "URNA ELETRÔNICA ESCOLAR: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ALIADA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA" "resumo" => "Ao longo dos anos, a gestão democrática escolar vem sendo aperfeiçoada pelos diferentes órgãos do governo, através de um amparo legal cada vez mais robusto e pela participação cada vez maior da comunidade escolar. Através de uma pesquisa exploratória, realizada no início de 2024, foi constatado que em uma escola municipal de São Gonçalo – RJ, não foram realizadas eleições para estudantes representantes de turma no ano de 2023 pois, a equipe diretiva responsável por organizar os pleitos alegou não ter tido pessoal disponível e nem tempo hábil. Nesse contexto, o problema da pesquisa é a dificuldade encontrada pela equipe diretiva em realizar processos eleitorais que ocorrem na unidade escolar e o objetivo da pesquisa é facilitar tais processos através da utilização de uma Urna Eletrônica Digital. A pesquisa foi baseada nos estudos de Dourado (2019), Campos (2020), Paro (2010) e Tomaz (2019) a respeito da gestão democrática e de Pretto (2010), Valente (2014) e Filatro (2022) no tocante ao uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ambiente escolar. Para apresentação à equipe diretiva do aplicativo Urna Eletrônica Escolar, foi desenvolvida uma sequência didática e produzido um livro digital sobre a Urna. As eleições utilizando a urna digital foram realizadas sem nenhum percalço em oito salas de aula, contou com a participação de 178 estudantes e permitiu que o pleito fosse concluído por duas pessoas em apenas um dia, demonstrando desta forma a sua aplicabilidade. Temos como resultados preliminares o fortalecimento do vínculo dos estudantes com a escola no exercício de sua cidadania, uma compreensão maior sobre a relevância do voto e seus desdobramentos, além do reconhecimento de como que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação podem facilitar os processos eleitorais dentro das unidades escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID20203_TB7951_04082024182412.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AUGUSTO SCHWAGER DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "AUGUSTO" "autor_email" => "augustoschwager@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 114447 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 7951 "inscrito_id" => 20203 "titulo" => "URNA ELETRÔNICA ESCOLAR: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ALIADA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA" "resumo" => "Ao longo dos anos, a gestão democrática escolar vem sendo aperfeiçoada pelos diferentes órgãos do governo, através de um amparo legal cada vez mais robusto e pela participação cada vez maior da comunidade escolar. Através de uma pesquisa exploratória, realizada no início de 2024, foi constatado que em uma escola municipal de São Gonçalo – RJ, não foram realizadas eleições para estudantes representantes de turma no ano de 2023 pois, a equipe diretiva responsável por organizar os pleitos alegou não ter tido pessoal disponível e nem tempo hábil. Nesse contexto, o problema da pesquisa é a dificuldade encontrada pela equipe diretiva em realizar processos eleitorais que ocorrem na unidade escolar e o objetivo da pesquisa é facilitar tais processos através da utilização de uma Urna Eletrônica Digital. A pesquisa foi baseada nos estudos de Dourado (2019), Campos (2020), Paro (2010) e Tomaz (2019) a respeito da gestão democrática e de Pretto (2010), Valente (2014) e Filatro (2022) no tocante ao uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ambiente escolar. Para apresentação à equipe diretiva do aplicativo Urna Eletrônica Escolar, foi desenvolvida uma sequência didática e produzido um livro digital sobre a Urna. As eleições utilizando a urna digital foram realizadas sem nenhum percalço em oito salas de aula, contou com a participação de 178 estudantes e permitiu que o pleito fosse concluído por duas pessoas em apenas um dia, demonstrando desta forma a sua aplicabilidade. Temos como resultados preliminares o fortalecimento do vínculo dos estudantes com a escola no exercício de sua cidadania, uma compreensão maior sobre a relevância do voto e seus desdobramentos, além do reconhecimento de como que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação podem facilitar os processos eleitorais dentro das unidades escolares." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID20203_TB7951_04082024182412.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AUGUSTO SCHWAGER DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "AUGUSTO" "autor_email" => "augustoschwager@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }