Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

URNA ELETRÔNICA ESCOLAR: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ALIADA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e educação
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 114447
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7951
    "inscrito_id" => 20203
    "titulo" => "URNA ELETRÔNICA ESCOLAR: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ALIADA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA"
    "resumo" => "Ao longo dos anos, a gestão democrática escolar vem sendo aperfeiçoada pelos diferentes órgãos do governo, através de um amparo legal cada vez mais robusto e pela participação cada vez maior da comunidade escolar. Através de uma pesquisa exploratória, realizada no início de 2024, foi constatado que em uma escola municipal de São Gonçalo – RJ, não foram realizadas eleições para estudantes representantes de turma no ano de 2023 pois, a equipe diretiva responsável por organizar os pleitos alegou não ter tido pessoal disponível e nem tempo hábil. Nesse contexto, o problema da pesquisa é a dificuldade encontrada pela equipe diretiva em realizar processos eleitorais que ocorrem na unidade escolar e o objetivo da pesquisa é facilitar tais processos através da utilização de uma Urna Eletrônica Digital. A pesquisa foi baseada nos estudos de Dourado (2019), Campos (2020), Paro (2010) e Tomaz (2019) a respeito da gestão democrática e de Pretto (2010), Valente (2014) e Filatro (2022) no tocante ao uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ambiente escolar. Para apresentação à equipe diretiva do aplicativo Urna Eletrônica Escolar, foi desenvolvida uma sequência didática e produzido um livro digital sobre a Urna. As eleições utilizando a urna digital foram realizadas sem nenhum percalço em oito salas de aula, contou com a participação de 178 estudantes e permitiu que o pleito fosse concluído por duas pessoas em apenas um dia, demonstrando desta forma a sua aplicabilidade. Temos como resultados preliminares o fortalecimento do vínculo dos estudantes com a escola no exercício de sua cidadania, uma compreensão maior sobre a relevância do voto e seus desdobramentos, além do reconhecimento de como que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação podem facilitar os processos eleitorais dentro das unidades escolares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID20203_TB7951_04082024182412.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AUGUSTO SCHWAGER DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "AUGUSTO"
    "autor_email" => "augustoschwager@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 114447
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 7951
    "inscrito_id" => 20203
    "titulo" => "URNA ELETRÔNICA ESCOLAR: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO ALIADA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA"
    "resumo" => "Ao longo dos anos, a gestão democrática escolar vem sendo aperfeiçoada pelos diferentes órgãos do governo, através de um amparo legal cada vez mais robusto e pela participação cada vez maior da comunidade escolar. Através de uma pesquisa exploratória, realizada no início de 2024, foi constatado que em uma escola municipal de São Gonçalo – RJ, não foram realizadas eleições para estudantes representantes de turma no ano de 2023 pois, a equipe diretiva responsável por organizar os pleitos alegou não ter tido pessoal disponível e nem tempo hábil. Nesse contexto, o problema da pesquisa é a dificuldade encontrada pela equipe diretiva em realizar processos eleitorais que ocorrem na unidade escolar e o objetivo da pesquisa é facilitar tais processos através da utilização de uma Urna Eletrônica Digital. A pesquisa foi baseada nos estudos de Dourado (2019), Campos (2020), Paro (2010) e Tomaz (2019) a respeito da gestão democrática e de Pretto (2010), Valente (2014) e Filatro (2022) no tocante ao uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ambiente escolar. Para apresentação à equipe diretiva do aplicativo Urna Eletrônica Escolar, foi desenvolvida uma sequência didática e produzido um livro digital sobre a Urna. As eleições utilizando a urna digital foram realizadas sem nenhum percalço em oito salas de aula, contou com a participação de 178 estudantes e permitiu que o pleito fosse concluído por duas pessoas em apenas um dia, demonstrando desta forma a sua aplicabilidade. Temos como resultados preliminares o fortalecimento do vínculo dos estudantes com a escola no exercício de sua cidadania, uma compreensão maior sobre a relevância do voto e seus desdobramentos, além do reconhecimento de como que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação podem facilitar os processos eleitorais dentro das unidades escolares."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID20203_TB7951_04082024182412.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:11"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AUGUSTO SCHWAGER DE CARVALHO"
    "autor_nome_curto" => "AUGUSTO"
    "autor_email" => "augustoschwager@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

Ao longo dos anos, a gestão democrática escolar vem sendo aperfeiçoada pelos diferentes órgãos do governo, através de um amparo legal cada vez mais robusto e pela participação cada vez maior da comunidade escolar. Através de uma pesquisa exploratória, realizada no início de 2024, foi constatado que em uma escola municipal de São Gonçalo – RJ, não foram realizadas eleições para estudantes representantes de turma no ano de 2023 pois, a equipe diretiva responsável por organizar os pleitos alegou não ter tido pessoal disponível e nem tempo hábil. Nesse contexto, o problema da pesquisa é a dificuldade encontrada pela equipe diretiva em realizar processos eleitorais que ocorrem na unidade escolar e o objetivo da pesquisa é facilitar tais processos através da utilização de uma Urna Eletrônica Digital. A pesquisa foi baseada nos estudos de Dourado (2019), Campos (2020), Paro (2010) e Tomaz (2019) a respeito da gestão democrática e de Pretto (2010), Valente (2014) e Filatro (2022) no tocante ao uso das tecnologias digitais da informação e comunicação no ambiente escolar. Para apresentação à equipe diretiva do aplicativo Urna Eletrônica Escolar, foi desenvolvida uma sequência didática e produzido um livro digital sobre a Urna. As eleições utilizando a urna digital foram realizadas sem nenhum percalço em oito salas de aula, contou com a participação de 178 estudantes e permitiu que o pleito fosse concluído por duas pessoas em apenas um dia, demonstrando desta forma a sua aplicabilidade. Temos como resultados preliminares o fortalecimento do vínculo dos estudantes com a escola no exercício de sua cidadania, uma compreensão maior sobre a relevância do voto e seus desdobramentos, além do reconhecimento de como que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação podem facilitar os processos eleitorais dentro das unidades escolares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.