Artigo Anais do X Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PROJETO “INFÂNCIA E MEMÓRIA”:UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR SOBRE O SER CRIANÇA AO LONGO O TEMPO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 110259
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1972
    "inscrito_id" => 9451
    "titulo" => "PROJETO “INFÂNCIA E MEMÓRIA”:UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR SOBRE O SER CRIANÇA AO LONGO O TEMPO"
    "resumo" => "O estudo da infância nos anos iniciais é de suma importância para que as crianças possam desenvolver uma compreensão mais profunda de si mesmas. Nesse contexto, foi realizado o projeto “Infância e Memória” de forma interdisciplinar com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal de Contagem, Minas Gerais. O projeto teve como eixo principal os objetos curriculares da disciplina de História. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2018, orienta o ensino dessa disciplina nos anos iniciais com a noção da existência de um “Eu” e de um “Outro” como eixo norteador. Para vivenciar os conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre a infância ao longo do tempo, considerando diferentes gerações, foram propostas atividades específicas, como a confecção de brinquedos com materiais recicláveis, investigação sobre brinquedos e brincadeiras antigas e sequências didáticas relacionadas ao tema. Além disso, os estudantes visitaram o Museu de Brinquedos em Belo Horizonte, onde conheceram brinquedos e brincadeiras de diferentes gerações. Como culminação do projeto, foram elaborados portfólios com registros das experiências ao longo do ano, que foram expostos na Mostra Cultural da escola, juntamente com outras atividades realizadas pelos estudantes. A avaliação ocorreu de forma contínua, através da participação dos estudantes nas aulas e desempenho nas atividades propostas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9451_TB1972_11102024104034.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA ÁUREA LAGE"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA"
    "autor_email" => "jessicaaurealage@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 110259
    "edicao_id" => 358
    "trabalho_id" => 1972
    "inscrito_id" => 9451
    "titulo" => "PROJETO “INFÂNCIA E MEMÓRIA”:UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR SOBRE O SER CRIANÇA AO LONGO O TEMPO"
    "resumo" => "O estudo da infância nos anos iniciais é de suma importância para que as crianças possam desenvolver uma compreensão mais profunda de si mesmas. Nesse contexto, foi realizado o projeto “Infância e Memória” de forma interdisciplinar com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal de Contagem, Minas Gerais. O projeto teve como eixo principal os objetos curriculares da disciplina de História. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2018, orienta o ensino dessa disciplina nos anos iniciais com a noção da existência de um “Eu” e de um “Outro” como eixo norteador. Para vivenciar os conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre a infância ao longo do tempo, considerando diferentes gerações, foram propostas atividades específicas, como a confecção de brinquedos com materiais recicláveis, investigação sobre brinquedos e brincadeiras antigas e sequências didáticas relacionadas ao tema. Além disso, os estudantes visitaram o Museu de Brinquedos em Belo Horizonte, onde conheceram brinquedos e brincadeiras de diferentes gerações. Como culminação do projeto, foram elaborados portfólios com registros das experiências ao longo do ano, que foram expostos na Mostra Cultural da escola, juntamente com outras atividades realizadas pelos estudantes. A avaliação ocorreu de forma contínua, através da participação dos estudantes nas aulas e desempenho nas atividades propostas."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID9451_TB1972_11102024104034.pdf"
    "created_at" => "2024-11-05 15:04:10"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÉSSICA ÁUREA LAGE"
    "autor_nome_curto" => "JÉSSICA"
    "autor_email" => "jessicaaurealage@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais do X Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png"
    "data_publicacao" => "2024-11-08"
    "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de novembro de 2024

Resumo

O estudo da infância nos anos iniciais é de suma importância para que as crianças possam desenvolver uma compreensão mais profunda de si mesmas. Nesse contexto, foi realizado o projeto “Infância e Memória” de forma interdisciplinar com alunos do 2º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal de Contagem, Minas Gerais. O projeto teve como eixo principal os objetos curriculares da disciplina de História. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de 2018, orienta o ensino dessa disciplina nos anos iniciais com a noção da existência de um “Eu” e de um “Outro” como eixo norteador. Para vivenciar os conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre a infância ao longo do tempo, considerando diferentes gerações, foram propostas atividades específicas, como a confecção de brinquedos com materiais recicláveis, investigação sobre brinquedos e brincadeiras antigas e sequências didáticas relacionadas ao tema. Além disso, os estudantes visitaram o Museu de Brinquedos em Belo Horizonte, onde conheceram brinquedos e brincadeiras de diferentes gerações. Como culminação do projeto, foram elaborados portfólios com registros das experiências ao longo do ano, que foram expostos na Mostra Cultural da escola, juntamente com outras atividades realizadas pelos estudantes. A avaliação ocorreu de forma contínua, através da participação dos estudantes nas aulas e desempenho nas atividades propostas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.