ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO FEMININA EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 110509 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2319 "inscrito_id" => 8973 "titulo" => "ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO FEMININA EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Neste estudo, é abordada a questão da igualdade e do reconhecimento das mulheres no campo da matemática, onde sua presença foi historicamente reprimida, em alguns casos, ainda é atualmente. Apesar dos progressos alcançados, a mentalidade patriarcal continua presente, o que se reflete na escassa representatividade feminina nos livros didáticos. Esses recursos educacionais desempenham um papel fundamental na promoção de valores políticos e culturais, incluindo o destaque das contribuições das mulheres para a história da matemática. Diante desse cenário, a pesquisa analisa os livros didáticos e como eles abordam a presença e as contribuições femininas para a matemática, com o objetivo de identificar possíveis vieses patriarcais. O método utilizado é qualitativo, com caráter bibliográfico, mediante a uma abordagem sistemática de avaliação dos livros do ensino fundamental, abrangendo quatro níveis – 6 º, 7º, 8º, 9º ano – e diversas editoras. A finalidade deste estudo é promover uma reflexão sobre a presença das narrativas femininas nos livros e seu impacto na inspiração das jovens acreditarem em seu potencial como futuras cientistas. Isso pode contribuir para promover a igualdade de gênero nas grandes descobertas da história das ciências exatas ou, caso contrário, perpetuar o silêncio e diminuir o reconhecimento e a participação das mulheres, influenciando uma continuidade do patriarcado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8973_TB2319_26052024072436.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IARLA ANTUNES DE MATOS ARRAIS" "autor_nome_curto" => "IARLA ARRAIS" "autor_email" => "iarlaantunesmarrais@outlook.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 110509 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 2319 "inscrito_id" => 8973 "titulo" => "ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO FEMININA EM LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Neste estudo, é abordada a questão da igualdade e do reconhecimento das mulheres no campo da matemática, onde sua presença foi historicamente reprimida, em alguns casos, ainda é atualmente. Apesar dos progressos alcançados, a mentalidade patriarcal continua presente, o que se reflete na escassa representatividade feminina nos livros didáticos. Esses recursos educacionais desempenham um papel fundamental na promoção de valores políticos e culturais, incluindo o destaque das contribuições das mulheres para a história da matemática. Diante desse cenário, a pesquisa analisa os livros didáticos e como eles abordam a presença e as contribuições femininas para a matemática, com o objetivo de identificar possíveis vieses patriarcais. O método utilizado é qualitativo, com caráter bibliográfico, mediante a uma abordagem sistemática de avaliação dos livros do ensino fundamental, abrangendo quatro níveis – 6 º, 7º, 8º, 9º ano – e diversas editoras. A finalidade deste estudo é promover uma reflexão sobre a presença das narrativas femininas nos livros e seu impacto na inspiração das jovens acreditarem em seu potencial como futuras cientistas. Isso pode contribuir para promover a igualdade de gênero nas grandes descobertas da história das ciências exatas ou, caso contrário, perpetuar o silêncio e diminuir o reconhecimento e a participação das mulheres, influenciando uma continuidade do patriarcado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 07 - Gênero, sexualidade e educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID8973_TB2319_26052024072436.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IARLA ANTUNES DE MATOS ARRAIS" "autor_nome_curto" => "IARLA ARRAIS" "autor_email" => "iarlaantunesmarrais@outlook.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }