A iniciação à docência é de suma importância para antecipar o contato do licenciando com a escola e seu funcionamento, assim contribuindo para a formação de sua identidade profissional e fortalecendo suas concepções sobre a educação básica. Esses aspectos geralmente são induzidos através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), que insere nas escolas públicas graduandos de licenciaturas, onde através de muitas atividades e estudos de diversos temas os preparam para o exercício da profissão. Este trabalho tem como objetivo apresentar as experiências de ex pibidianos com o programa e mostrar sua importância para a jornada acadêmica e na formação para a docência. As experiências foram desenvolvidas na EEEP Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales, na cidade de Sobral-CE, assim como na instituição de ensino, Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). As experiências consistiram na mediação de intervenções sobre diferentes temas para os alunos, desenvolvimento de oficinas sobre conteúdos extracurricular, promoção de eventos sobre datas comemorativas relacionadas a biologia e ainda os bolsistas tiveram oportunidade de assistirem palestras em congressos, elaborar artigos científicos e apresentar trabalhos. Todas essas atividades foram importantes para expandir a visão dos bolsistas sobre o ambiente escolar e as nuances de sala de aula, preparando-os para a profissão e seus desafios. Portanto, as experiências de formação inicial proporcionados pelo PIBID foram essenciais para que os licenciandos se tornassem protagonistas, superassem seus limites, aprendessem sobre as diferenças presentes nas salas de aula, estando assim preparados para exercerem a profissão com êxito.