Atendendo a proposta do tema, o presente estudo se justifica problematizando e discutindo a crescente demanda por profissionais da educação capacitados na área do planejamento estratégico voltados a uma gestão escolar participativa. Pretendendo-se dessa forma, contribuir no âmbito da educação com o fomento de uma discussão de conceitos que tenham o intuito de fazer do planejamento estratégico uma maneira de continua melhoria do setor educacional que é de fundamental importância para a sociedade. Para tal, empreendeu-se procedimentos de viés descritivo da aplicação da ferramenta de planejamento estratégico para gestão escolar mais eficiente, dedicando-se a realizar uma coleta de dados documental e que priorizou como fonte de informação uma bibliografia atualizada e legislação vigente a respeito do tema, através de uma abordagem dedutiva e procedimento histórico de análise e síntese. Desta maneira, verifica-se que o planejamento estratégico tem a função de descrever as condições internas de resposta ao ambiente externo também de uma instituição de ensino, onde o gestor educacional tem assim uma árdua tarefa de buscar o equilíbrio entre os aspectos pedagógicos e os administrativos diante das dificuldades enfrentadas no meio escolar. Por fim, devido à complexidade da área educacional, seria válido desenvolver pesquisas aplicadas que possam identificar novos “elementos” que enriqueçam o debate sobre o tema deste estudo.