Este estudo tem como tema central a “Atuação do orientador educacional como agente transformador no processo de ensino aprendizagem na Unidade Escolar Presidente Médici (SESI)”, em Bacabal (MA) com o objetivo de compreender as práticas educativas do orientador educacional e suas atribuições no âmbito escolar e Caracterizar a influência das práticas pedagógicas desse profissional, especificamente a identificação das ações que o mesmo utiliza como mediador da escola e, a análise de como ele contribui para o processo de ensino e aprendizagem. A presente pesquisa fundamenta-se nos seguintes teóricos: Lück (1994), Grinspun (2002), Almeida (2009), Nérici (1976), a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) n° 9394/96, entre outros autores que mostram a relação do orientador educacional com a prática educativa, procurando, através da pesquisa descritiva de cunho quanti-qualitativa por aborda dados bibliográficos e de pesquisa de campo. Os instrumentos utilizados foram á observação, questionário e a entrevista, aplicados aos sujeitos da pesquisa. Mediante os resultados obtidos constatou a importância deste profissional frente ao contexto escolar como agente transformador no processo ensino aprendizagem.