“JORNADA FORTALECER: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE OFICINAS DE AUTOCUIDADO PARA EDUCADORES”
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 112169 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4690 "inscrito_id" => 4737 "titulo" => "“JORNADA FORTALECER: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE OFICINAS DE AUTOCUIDADO PARA EDUCADORES”" "resumo" => "Neste resumo, é realizada uma análise de um grupo de apoio voltado para o autocuidado de profissionais da educação, através de um relato de experiência. O grupo de apoio, intitulado por “Jornada Fortalecer”, surgiu com o objetivo de promover a saúde mental e o bem-estar através de práticas de autocuidado, com a oferta de um espaço de acolhimento e interação aos colaboradores da Estação Conhecimento, uma organização social cuja atuação é baseada nos pilares da Educação, Cultura e Esporte, com foco no conceito de desenvolvimento integral. Os encontros do grupo tiveram por finalidade promover a sensibilização de práticas de autocuidado, oferecendo espaço para os diálogos e dinâmicas que visavam fortalecer o bem-estar emocional e auxiliar no processo de autoconhecimento e autoestima dos participantes. As oficinas ocorreram de forma semanal, com um total de dez encontros por jornada, os quais foram mediados pela psicóloga da instituição. Evidencia-se que a participação no grupo foi de forma voluntária e a regra fundamental foi a confidencialidade e o respeito mútuo entre os membros do grupo. Observou-se que as oficinas contaram com uma adesão e participação consistente ao longo de sua realização, o que evidencia o comprometimento dos participantes com seu próprio bem-estar. Por meio de mudanças de atitudes e estabelecimento de rotinas, os participantes trouxeram relatos e reflexões sobre melhorias em alguns aspectos de suas vidas, que refletiram em mudanças com resultados tanto na qualidade de vida pessoal quanto no exercício laboral. Este relato de experiência destaca a relevância dos programas de autocuidado como uma estratégia que auxilie no suporte emocional e fortalecimento dos profissionais da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4737_TB4690_22052024110517.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA MALTA SOARES" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "juliana_malta_s@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 112169 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 4690 "inscrito_id" => 4737 "titulo" => "“JORNADA FORTALECER: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE OFICINAS DE AUTOCUIDADO PARA EDUCADORES”" "resumo" => "Neste resumo, é realizada uma análise de um grupo de apoio voltado para o autocuidado de profissionais da educação, através de um relato de experiência. O grupo de apoio, intitulado por “Jornada Fortalecer”, surgiu com o objetivo de promover a saúde mental e o bem-estar através de práticas de autocuidado, com a oferta de um espaço de acolhimento e interação aos colaboradores da Estação Conhecimento, uma organização social cuja atuação é baseada nos pilares da Educação, Cultura e Esporte, com foco no conceito de desenvolvimento integral. Os encontros do grupo tiveram por finalidade promover a sensibilização de práticas de autocuidado, oferecendo espaço para os diálogos e dinâmicas que visavam fortalecer o bem-estar emocional e auxiliar no processo de autoconhecimento e autoestima dos participantes. As oficinas ocorreram de forma semanal, com um total de dez encontros por jornada, os quais foram mediados pela psicóloga da instituição. Evidencia-se que a participação no grupo foi de forma voluntária e a regra fundamental foi a confidencialidade e o respeito mútuo entre os membros do grupo. Observou-se que as oficinas contaram com uma adesão e participação consistente ao longo de sua realização, o que evidencia o comprometimento dos participantes com seu próprio bem-estar. Por meio de mudanças de atitudes e estabelecimento de rotinas, os participantes trouxeram relatos e reflexões sobre melhorias em alguns aspectos de suas vidas, que refletiram em mudanças com resultados tanto na qualidade de vida pessoal quanto no exercício laboral. Este relato de experiência destaca a relevância dos programas de autocuidado como uma estratégia que auxilie no suporte emocional e fortalecimento dos profissionais da educação." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID4737_TB4690_22052024110517.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA MALTA SOARES" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "juliana_malta_s@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }