A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA NEGRA NO DESENVOLVIMENTO CULTURAL IDENTITÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 111443 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3620 "inscrito_id" => 1926 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA NEGRA NO DESENVOLVIMENTO CULTURAL IDENTITÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A Literatura Negra na educação infantil desempenha um papel relevante ao proporcionar às crianças narrativas ricas em diversidade e representatividade. Ao trazer livros com protagonistas negros e histórias que refletem a cultura afro-brasileira, contribui não apenas com a inclusão, mas também ajuda a desenvolver a consciência crítica e o respeito pela diferença desde a infância. Assim, a escola contribui para o desenvolvimento da identidade das crianças negras ao incorporar reflexões raciais presentes no currículo, promovendo, dessa forma, a autopercepção étnica do aluno. Neste sentido, este artigo visa apresentar as contribuições da Literatura Negra no desenvolvimento cultural e identitário dos alunos da educação infantil. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa com caráter bibliográfico, com base na Lei 10.639/03, que orienta o trabalho com a cultura afro-brasileira e africana em literatura, artes e história, possibilitando a inclusão dessa discussão - um passo significativo para alcançar a igualdade racial. Além dos documentos norteadores da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018), do Currículo da Educação Infantil de Pernambuco (2019) e das concepções de Paulino (2011), Soares (2022), Silva (2010), Cosson (2014) e outros. Os resultados demonstram que essa ramificação literária permite que as crianças compreendam a sua etnia e o valor cultural, enfatizando sua importância no desenvolvimento social e na capacidade de pensar criticamente, e, sobretudo, contribuindo para o letramento literário e racial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1926_TB3620_12102024201310.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MORGANA MIKAELE DA SILVA CARDOSO" "autor_nome_curto" => "MORGANA Cardoso" "autor_email" => "morganamikaely@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 111443 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 3620 "inscrito_id" => 1926 "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DA LITERATURA NEGRA NO DESENVOLVIMENTO CULTURAL IDENTITÁRIO NA EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "A Literatura Negra na educação infantil desempenha um papel relevante ao proporcionar às crianças narrativas ricas em diversidade e representatividade. Ao trazer livros com protagonistas negros e histórias que refletem a cultura afro-brasileira, contribui não apenas com a inclusão, mas também ajuda a desenvolver a consciência crítica e o respeito pela diferença desde a infância. Assim, a escola contribui para o desenvolvimento da identidade das crianças negras ao incorporar reflexões raciais presentes no currículo, promovendo, dessa forma, a autopercepção étnica do aluno. Neste sentido, este artigo visa apresentar as contribuições da Literatura Negra no desenvolvimento cultural e identitário dos alunos da educação infantil. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa com caráter bibliográfico, com base na Lei 10.639/03, que orienta o trabalho com a cultura afro-brasileira e africana em literatura, artes e história, possibilitando a inclusão dessa discussão - um passo significativo para alcançar a igualdade racial. Além dos documentos norteadores da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (2018), do Currículo da Educação Infantil de Pernambuco (2019) e das concepções de Paulino (2011), Soares (2022), Silva (2010), Cosson (2014) e outros. Os resultados demonstram que essa ramificação literária permite que as crianças compreendam a sua etnia e o valor cultural, enfatizando sua importância no desenvolvimento social e na capacidade de pensar criticamente, e, sobretudo, contribuindo para o letramento literário e racial." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e relações étnico-raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD1_ID1926_TB3620_12102024201310.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:10" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MORGANA MIKAELE DA SILVA CARDOSO" "autor_nome_curto" => "MORGANA Cardoso" "autor_email" => "morganamikaely@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }