TECNOLOGIA ASSISTIVA E O ENSINO DE ARTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: POSSIBILIDADES EDUCATIVAS
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109478 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 858 "inscrito_id" => 5890 "titulo" => "TECNOLOGIA ASSISTIVA E O ENSINO DE ARTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: POSSIBILIDADES EDUCATIVAS" "resumo" => "O ensino da disciplina Arte tem sido um grande desafio para os professores do Ensino Fundamental Anos Finais, quando existem alunos inclusos em sua sala de aula. Como ensinar a linguagem Musical para alunos surdos? A linguagem das artes plásticas para alunos com Deficiência Visual? Neste sentido este texto tem por objetivo destacar a utilização da Tecnologia Assistiva como uma possibilidade para que o aluno incluso realmente tenha condições de aprender os conceitos científicos ensinados no currículo de Arte do Ensino Fundamental nos Anos Finais. É um estudo bibliográfico pautado em leis, documentos oficiais e autores que discutem a temática. A metodologia utilizada é a pesqusia qualitativa, que possibilita melhor compreensão do contexto em que a temática é abordada. Em um primeiro momento discorre sobre o Ensino de Arte nos Anos Finais e o currículo proposto no Estado do Paraná, que aborda as seguintes linguagens: arte visual, dança, teatro e música e as adaptações necessárias para os alunos inclusos. Na sequência conceitua a Tecnologia Assistiva, seu histórico, bem como a utilização nas escolas. Por fim apresenta algumas sugestões de softwares e aplicativos relacionados à leitura, fruição e produção de arte, bem como sugestões de sites e referências bibliográficas. Ao final conclui-se que a Tecnologia Assistiva tem contribuído para a autonomia dos alunos inclusos bem como para a aprendizagem dos conteúdos científicos dos diferentes componentes curriculares, incluindo o ensino de Arte." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID5890_TB858_29022024142230.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANGELA TRABUCO MALVESTIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Rosangela Trabu" "autor_email" => "rosetms2000@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109478 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 858 "inscrito_id" => 5890 "titulo" => "TECNOLOGIA ASSISTIVA E O ENSINO DE ARTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: POSSIBILIDADES EDUCATIVAS" "resumo" => "O ensino da disciplina Arte tem sido um grande desafio para os professores do Ensino Fundamental Anos Finais, quando existem alunos inclusos em sua sala de aula. Como ensinar a linguagem Musical para alunos surdos? A linguagem das artes plásticas para alunos com Deficiência Visual? Neste sentido este texto tem por objetivo destacar a utilização da Tecnologia Assistiva como uma possibilidade para que o aluno incluso realmente tenha condições de aprender os conceitos científicos ensinados no currículo de Arte do Ensino Fundamental nos Anos Finais. É um estudo bibliográfico pautado em leis, documentos oficiais e autores que discutem a temática. A metodologia utilizada é a pesqusia qualitativa, que possibilita melhor compreensão do contexto em que a temática é abordada. Em um primeiro momento discorre sobre o Ensino de Arte nos Anos Finais e o currículo proposto no Estado do Paraná, que aborda as seguintes linguagens: arte visual, dança, teatro e música e as adaptações necessárias para os alunos inclusos. Na sequência conceitua a Tecnologia Assistiva, seu histórico, bem como a utilização nas escolas. Por fim apresenta algumas sugestões de softwares e aplicativos relacionados à leitura, fruição e produção de arte, bem como sugestões de sites e referências bibliográficas. Ao final conclui-se que a Tecnologia Assistiva tem contribuído para a autonomia dos alunos inclusos bem como para a aprendizagem dos conteúdos científicos dos diferentes componentes curriculares, incluindo o ensino de Arte." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV200_MD1_ID5890_TB858_29022024142230.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSANGELA TRABUCO MALVESTIO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "Rosangela Trabu" "autor_email" => "rosetms2000@yahoo.com.br" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }