O ensino da disciplina Arte tem sido um grande desafio para os professores do Ensino Fundamental Anos Finais, quando existem alunos inclusos em sua sala de aula. Como ensinar a linguagem Musical para alunos surdos? A linguagem das artes plásticas para alunos com Deficiência Visual? Neste sentido este texto tem por objetivo destacar a utilização da Tecnologia Assistiva como uma possibilidade para que o aluno incluso realmente tenha condições de aprender os conceitos científicos ensinados no currículo de Arte do Ensino Fundamental nos Anos Finais. É um estudo bibliográfico pautado em leis, documentos oficiais e autores que discutem a temática. A metodologia utilizada é a pesqusia qualitativa, que possibilita melhor compreensão do contexto em que a temática é abordada. Em um primeiro momento discorre sobre o Ensino de Arte nos Anos Finais e o currículo proposto no Estado do Paraná, que aborda as seguintes linguagens: arte visual, dança, teatro e música e as adaptações necessárias para os alunos inclusos. Na sequência conceitua a Tecnologia Assistiva, seu histórico, bem como a utilização nas escolas. Por fim apresenta algumas sugestões de softwares e aplicativos relacionados à leitura, fruição e produção de arte, bem como sugestões de sites e referências bibliográficas. Ao final conclui-se que a Tecnologia Assistiva tem contribuído para a autonomia dos alunos inclusos bem como para a aprendizagem dos conteúdos científicos dos diferentes componentes curriculares, incluindo o ensino de Arte.