CULTURA CORPORAL E O AUTISMO: REFLEXÕES E PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO ATRAVÉS DE UM ESTUDO DE CASO
"2024-11-08" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 109358 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 698 "inscrito_id" => 3690 "titulo" => "CULTURA CORPORAL E O AUTISMO: REFLEXÕES E PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO ATRAVÉS DE UM ESTUDO DE CASO" "resumo" => "Seguinte trabalho reflete como as aulas teóricas e práticas do componente curricular de Educação Física podem favorecer o desenvolvimento de alunos com Autismo em uma escola regular de Ensino Fundamental básico no município de Maracanaú. Tem como objetivo favorecer nestes estudantes o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, sociais e psicomotores, propiciando o combate à introspecção e ao descontrole emocional dos alunos em sala, através da análise de suas vivências durante as aulas do componente curricular e a construção da autonomia deles no contexto escolar. Observamos 4 alunos com Autismo, realizamos análise quantitativas e qualitativas durante as aulas teóricas e práticas, associados a isto, apresentamos aulas visando a contribuição significativa para o desenvolvimento no conhecimento sobre o corpo de forma integral. Percebemos através dos hábitos e aspectos dos estudantes avaliados, que houve uma aprendizagem e desenvolvimento considerável nas aulas, havendo, inclusive, apropriação de conceitos teóricos estudados utilizando diversas atividades adaptadas. Além disso, houve o desenvolvimento de habilidades motoras e dos aspectos interacionais com grande relevância nas atividades físicas feitas durante as práticas das aulas. Constatamos ainda, através da mensuração das vivências o maior envolvimento nas aulas e o aumento da assiduidade. Destacamos que embora a inclusão trabalhe para que estes alunos frequentem o ensino regular, é importante lutarmos por escolas nas quais encontremos professores capacitados, materiais adequados, atividades adaptadas de acordo com a necessidade do aluno e suporte psicológico para melhor promover o desenvolvimento e a interação social do aluno." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3690_TB698_26102024205744.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PAULO VIANA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "JOÃO PAULO" "autor_email" => "viana.costa12@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 109358 "edicao_id" => 358 "trabalho_id" => 698 "inscrito_id" => 3690 "titulo" => "CULTURA CORPORAL E O AUTISMO: REFLEXÕES E PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO ATRAVÉS DE UM ESTUDO DE CASO" "resumo" => "Seguinte trabalho reflete como as aulas teóricas e práticas do componente curricular de Educação Física podem favorecer o desenvolvimento de alunos com Autismo em uma escola regular de Ensino Fundamental básico no município de Maracanaú. Tem como objetivo favorecer nestes estudantes o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, sociais e psicomotores, propiciando o combate à introspecção e ao descontrole emocional dos alunos em sala, através da análise de suas vivências durante as aulas do componente curricular e a construção da autonomia deles no contexto escolar. Observamos 4 alunos com Autismo, realizamos análise quantitativas e qualitativas durante as aulas teóricas e práticas, associados a isto, apresentamos aulas visando a contribuição significativa para o desenvolvimento no conhecimento sobre o corpo de forma integral. Percebemos através dos hábitos e aspectos dos estudantes avaliados, que houve uma aprendizagem e desenvolvimento considerável nas aulas, havendo, inclusive, apropriação de conceitos teóricos estudados utilizando diversas atividades adaptadas. Além disso, houve o desenvolvimento de habilidades motoras e dos aspectos interacionais com grande relevância nas atividades físicas feitas durante as práticas das aulas. Constatamos ainda, através da mensuração das vivências o maior envolvimento nas aulas e o aumento da assiduidade. Destacamos que embora a inclusão trabalhe para que estes alunos frequentem o ensino regular, é importante lutarmos por escolas nas quais encontremos professores capacitados, materiais adequados, atividades adaptadas de acordo com a necessidade do aluno e suporte psicológico para melhor promover o desenvolvimento e a interação social do aluno." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, direitos humanos e interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV200_MD4_ID3690_TB698_26102024205744.pdf" "created_at" => "2024-11-05 15:04:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOÃO PAULO VIANA DA COSTA" "autor_nome_curto" => "JOÃO PAULO" "autor_email" => "viana.costa12@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-x-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais do X CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2024 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2024" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "672e00ce1ea8c_08112024091510.png" "data_publicacao" => "2024-11-08" "edicao_publicada_em" => "2024-11-05 10:05:04" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }